Durante o último mês de novembro as principais marcas de motos se reuniram no Salão de Milão, o EICMA. Mesmo com a ausência de fabricantes da casa, como a Ducati, ou os alemães da BMW – que optaram pelo mundo dos lançamentos on-line – foi uma mostra variada. Foi a oportunidade de ver lançamentos, produtos repaginados e mesmo conceitos que chegam em breve, tanto na Europa como no Brasil.
Marcas de motos no Salão: Honda
A Honda mostrou no EICMA lançamentos recém-saídos do forno, como o ADV 350. O scooter aguardando a tempos e que nasce baseado na plataforma do Forza 350. Mas o salão também viu surpresas por parte da Honda, como o conceito da nova Hornet que deve fazer um retorno em breve à lista de produtos da marca.
Yamaha
A principal força concorrente, a Yamaha, trouxe também lançamentos recém chegados ao mercado. Foram as XSR 900 e MT 10, duas nakeds repaginadas em visual e motorização. No lado do time dos diapasões, a surpresa ficou por conta da homenagem ao agora ex-piloto da MotoGP, Valentino Rossi. Nada menos que a versão da R1 GYTR VR46. Um modelo único e recheado de peças exclusivas do mundo da competição.
Kawasaki
Muitos aguardavam para ver a Kawasaki Z 900 50th Celebration de perto. No entanto, ainda não foi desta vez. A marca preferiu ser mais discreta e deixar a festa da família Z para o ano que vem. Ficou faltando também a especulada chegada da sucessora para a ZX-6R. Dessa forma, foi possível ver somente modelos no estande da fabricante como a Versys 650, repaginada em sua versão 2022.
Suzuki
A Suzuki não trouxe grandes revelações ao Salão. Nem por isso, foi menos empolgante observar o estande da fabricante japonesa. Aos que passaram por lá, foi possível observar a nova Katana 2022, em novas cores e com motor repaginado de acordo com o Euro5. A marca também fez bonito ao apresentar as GSX-S GP Edition em cores especiais, num conjunto que faz inveja aos mercados que não dispõem da moto, como o Brasil.
Veja também:
Triumph
Os britânicos da Triumph trouxeram modelos como a Speed Triple 1200 RR ao salão. Um monstro movido pelo motor de 1160 cc e nada menos que 180 cv de potência! Mas a marca também provocou o público com a nova Tiger 1200, modelo que na verdade só chega oficialmente em 7 de dezembro. Então, sua configuração final, potência, torque e mesmo visual serão vistos de forma definitiva apenas em breve.
Marcas de motos no EICMA: KTM
Os austríacos da KTM engrossaram a lista dos fabricantes que não estiveram presentes no EICMA 2021. Bem, então por que estão sendo citados aqui? Porque a marca não foi fisicamente até a Itália, mas surfou na onda de lançamentos, e apresentou na mesma semana a 1290 Super Duke GT. E mais importante, trata-se de uma touring que deve chegar ao Brasil em 2022.
Kymco
Com foco na sustentabilidade ambiental e na evolução tecnológica, a Kymco chegou ao EICMA 2021 com nove modelos totalmente elétricos, da gama i-Onex. Mas o conhecido do mercado brasileiro também estava lá, o AK 550. No entanto, em uma versão ST, o topo de gama na versão Sport Touring. Entre as novidades para 2022, o scooter adota o controle de tração e cruise control.