A Honda parece estar aproveitando o momento para lançar várias pequenas aventureiras no mercado. Depois da CB 200 X, vemos agora que a CB 150 X acaba de chegar ao mercado, começando pela Indonésia. Seu maior destaque é o design, diretamente inspirado na CB 500 X.
O modelo de uso misto é o mais novo produto de entrada da marca para o mercado local asiático, o menor modelo da gama X. De quebra, ela ainda passa a ocupar o posto que antes pertencia à referida 200, que foi projetada para a Índia.
https://www.youtube.com/watch?v=GXiWOD8Xk_o
CB 150 X, uma mini CB 500 X
Essa trail é movida por um motor derivado da CB 150 R Streetfire. Trata-se de um modelo que aparentemente já teve o seu registro de patente realizado no Brasil, na antiga e atual versão, mas provavelmente não será lançado aqui, assim como a CB 150 X.
Na aventureira, o monocilíndrico de 149 cm³, com injeção eletrônica e arrefecimento líquido, produz potência máxima de 16,9 cv de a 9.000 rpm e torque de 1,4 kgf.m a 7.000 rpm. Tudo isso acoplado a transmissão de seis velocidades e embreagem multidisco.
Apesar de ter ‘apenas 150 cc’, é mais potente que a trail de entrada da marca no Brasil, a Honda NXR Bros. Por aqui, o monocilíndrico de 162 cm³ e arrefecido a ar entrega 14,5 cv (gasolina) e 14,7 cv (etanol) a 8.500 rpm. O torque é de 1,46 kgf.m (gasolina) e só sai ganhando no etanol, com 1,60 kgf.m a 5.500 rpm. Até mesmo a XRE 190 fica atrás da 150 X, com 16,4 cv de potência máxima.
Veja também:
A CB 150 X usa garfo telescópico invertido Showa e suspensão traseira com sistema monoamortecido. As rodas em liga leve são de 17 polegadas, tendo os pneus de uso misto 100/80 na frente e 130/70 na traseira. Os freios são a disco nas duas rodas, mas não possuem ABS nem como opcional. Ponto que passou batido graças à brecha na legislação indonésia.
Visualmente a pequena trail não tem surpresas, mas nem por isso é menos empolgante. Trata-se de um design que remete fortemente as linhas e ideias da conhecida CB 500 X.
Fechando o pacote, o modelo tem protetor para a parte inferior do motor, iluminação em LED e painel em LCD, mas sem conectividade. O tanque tem capacidade para 12 litros e a moto tem peso a seco de 139 kg.
Família X da Honda
A CB 150 X junto da CB 200 X são a porta de entrada na linha trail da Honda lá fora. Logo acima estão os modelos CB 500 X e NC 750 X, que também temos em nosso mercado nacional. A gama de uso misto, ao que indica, é a mais recente aposta da fabricante japonesa.
Por sua vez, a novidade no exterior será oferecida em primeiro momento apenas para a Indonésia, com preços partindo dos 32 milhões de rúpias, cerca de R$ 12 mil em conversão direta. A dúvida que fica é se seria uma boa alternativa aqui também, frente a Bros ou mesmo a mais potente XRE 190.