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Monark, o que aconteceu com a marca das Monaretas?

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O termo Monark voltou a ficar em evidência nas últimas semanas, mas o que nem todos sabem – ou se lembram – é que esse nome pertence a uma das principais marcas do universo das duas rodas. Estamos falando da Bicicletas Monark, empresa que construiu fama pelos veículos – muitos motorizados, aliás – e que não possui nenhuma relação com aquele podcaster.

 

De onde veio a Monark

As origens da Monark estão na pequena aldeia de Hunnestad, ao sul do Condado de Halland, na Suécia. Foi na Europa que o jovem Birger Svensson, em 1908, começou as atividades montando e vendendo bicicletas, na empresa “Svenska Cykeldepoten”.

Mas o nome Monark só entraria na cena anos depois. Em 1934, para celebrar os 25 anos de atividades, foram a companhia foi batizada de “Svenska Cykelfabriken Monark”, posteriormente alterado para “AB Cykelfabriken Monark”, em 1939.

Instalações da AB Cykelfabriken Monark

Na mesma época, antes da Segunda Guerra Mundial, haviam planos para a exportação para a Noruega, Finlândia e os países bálticos. Projetos alterados depois devido ao conflito bélico. Assim, a matriz sueca da Monark optou por implantar uma fábrica no Brasil em 1948 e outra planta na Colômbia, em 1951.

Desta forma, a divisão no Brasil foi fundada em abril, com a denominação de “Monark Indústria e Comércio Ltda”. Na época a marca atuava inicialmente como importadora e montadora. Apenas mais tarde que passou a ser fabricante de bicicletas.

A fábrica no Brasil foi repassada no final da década de 70, para consolidar as operações na Suécia

Em fevereiro de 1951, após uma fase de crescimento, adquiriu uma área na Chácara Santo Antônio, aonde transferiu fábrica e escritório. Já em 1962 alterou sua razão social para Bicicletas Monark S/A, produzindo modelos de plástico e alumínio.

Monark e as motos

O grupo foi um dos primeiros no Brasil a utilizar o modelo conhecido como CKD (Completely Knock-Down). O sistema consiste em conjuntos de partes do produto criadas, geralmente pela fábrica matriz ou pelo seu centro de produção, para a exportação e montagem posterior na filial.

A Monark também fez motos grandes. A 500cc SV Albin era fabricada em uma antiga fábrica da Husqvarna (adquirida pela Monark) para ser usada pelo Exército Sueco ao longo da Segunda Guerra Mundial

A Monark sueca desde 1927 possuía uma linha de motocicletas de 250cc a 600cc. Na década de 40 optou por focar em motores próximos das 100 cilindradas. Aqui no Brasil, optou-se por um modelo de produção prático e de custo acessível.

Com isso, a primeira motocicleta no país foi montada somente em 1951. Um modelo chamado Centrum com motor 2 tempos inglês da BSA de 125 cc. Depois a empresa fez outros modelos, além de um ciclomotor chamado de Monareta, uma “cinquentinha” (49cc) equipada com motor alemão NSU. Essa fabricada de 1958 a 1962.

Ciclomotor Monark Monareta 1960

Veja também:

Monareta vs Mobylette

No entanto, a entrada mais famosa para o mundo das duas rodas (motorizado) aconteceu somente na década de 70. Durante a Guerra Fria a crise do petróleo fez os preços da gasolina subirem globalmente. Surgia assim a a necessidade de veículos mais econômicos.

Década de 70 reviveu o nome Monareta

Sua concorrente Caloi lançou em 1973 um ciclomotor, sob licença da francesa Motobecane, a chamava Mobyllete Caloi 50, com motor AV7. Foi hora da Monark reviver o nome Monareta com a MSL 50, movida pelo motor 2 tempos alemão Sachs.

A Caloi revidou mais tarde modernizando sua cinquentinha, lançando no mercado o modelo AV10. Pouco depois, a Monark também atualizou seu ciclomotor, trazendo um novo motor, lançando a AV-X. Depois a Caloi atacou novamente com a versão XR, com visual mais jovem. A rival tratou de fazer concorrência com a sua Monareta S50.

Caloi XR50 foi um dos modelos da eterna concorrente

Já nos anos 90, com a abertura das importações e queda nas vendas, tanto Monark quanto Caloi colocaram um fim na era dos ciclomotores. Febre que só veio a ressurgir já nos anos 2000 e hoje tem como líder a marca Shineray.

Monareta S50 foi um dos últimos modelos motorizados da marca

Atualmente, a Monark transferiu suas atividades industriais para a cidade de Indaiatuba/SP, em 2008. Desde então tem se dedicado à fabricação de bicicletas, entre elas a famosa Barra Circular, mas sem opções motorizadas.



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