Moto Club de São Luís, do motociclismo à Copa do Brasil

Publicidade

Futebol no Motonline? Calma, é fácil explicar. O Moto Club de São Luís nasceu nos anos de 1930 como uma entidade em prol do motociclismo e ciclismo e logo agregou a paixão brasileira pelo futebol. Atualmente vem avançando de fase na Copa do Brasil e pouco disso se deve ao trabalho do antigo mototaxista e atual astro do time, Dagson Santos. Confira mais sobre essa história de motos e gramados.

Moto Club São Luis – das motos ao futebol

O Moto Club foi fundado em 13 de setembro de 1937, no Centro da cidade de São Luís do Maranhão. Na época, ainda com o nome de “Cicle Moto de São Luís“, a agremiação tinha a finalidade de promover os esportes sobre duas rodas, ou seja, o motociclismo e o ciclismo.

logo e uniforme moto club são luis

Moto Club nasceu do amor pelas motos e hoje se destaca no futebol nacional. É uma história curiosa, com direito a um ex-mototaxista que virou goleador

O futebol estreou nas atividades do clube apenas dois anos depois. Tudo isso por influência de um dos fundadores, César Aboud. Na época também rolou a adoção das cores tradicionais, o vermelho e preto. E em 17 de setembro de 1939 foi realizada a primeira partida amistosa, contra o Ateneu Teixeira Mendes, um clube estudantil.

Depois disso, o Moto Club tomou gosto mais gosto pelos gramados e hoje as motos habitam apenas a história do time. Ao longo do tempo, o Moto conquistou um heptacampeonato do Campeonato Maranhense de Futebol, entre 1944 e 1950. O time participou ainda do Campeonato Brasileiro, da antiga Taça Brasil e da Copa do Brasil.

Atualmente, o Moto Clube move seus fãs pela paixão no futebol – Foto: Pedro Soares

Veja também:

Artilheiro do Moto Club já foi mototaxista

O feito mais recente do Moto Club ocorreu durante a terça-feira de Carnaval, com a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil 2022. Tudo isso após a vitória nos acréscimos sobre a Chapecoense, time que estava na Série A do Brasileirão até ano passado, por 3 a 2.

Um dos heróis da classificação e artilheiro do Moto Club, foi Dagson Santos. Depois de ter marcado um dos gols da partida, foi decisivo aos 51 minutos do 2º tempo, marcando um pênalti contra a Chape.

O antigo mototaxista que hoje brilha nos gramados

O cearense de 25 anos começou a jogar em 2015, mas deu um tempo na carreira logo em 2017, quando foi trabalhar como moto-taxi. Depois ainda montou um serviço de lava-jato junto do irmão.

Foi somente em 2020 que ele retornou ao futebol, com o Icasa e depois com o Guarani de Juazeiro. Ironicamente, logo mais ele ganhou destaque com o time que começou sua história nas motocicletas, o Moto Club. 



Portal MX