No início do mês falamos aqui da Varg, uma moto elétrica off road que pretende revolucionar o mercado de competições que conhecemos. Pois bem, seus números de vendas apontam que o modelo produzido pela startup Stark Future está no caminho certo, afinal ele acabou de estabelecer um novo recorde de vendas.
Nesta semana a companhia abriu o período de pré-venda, registrando mil negociações em apenas 24 horas. Isso mesmo, mil unidades de um produto de nicho vendidas em um único dia. E um detalhe: os consumidores já pagaram, mas receberão suas motos até fevereiro de 2023.
As informações são da própria empresa e repercutiram na imprensa internacional. Segundo os dados, a startup teria arrecadado cerca de 8 milhões de euros com as negociações, algo na casa dos R$ 48 milhões. Nada mau para quem está começando agora sua caminhada no mercado.
Antes de continuar, vamos abrir um pequeno parênteses para dar um panorama mais justo destes números. Para comparação, a GasGas, atual campeã do Dakar e uma das principais marcas de motos off road do Brasil, vendeu cerca de 250 motos por aqui ao longo de todo o ano de 2021. Na Europa, a Varg acaba de vender 1.000 em um único dia.
A nova moto elétrica off road é, de fato, um produto interessante. Promete entregar números nunca antes aferidos em qualquer pista de motocross, com até 80 cv de potência e 23,9 kgf.m de torque (!). Hoje, uma 450cc topo de linha produz algo na casa dos 65 cv e 6 kgf.m. E ainda pesa apenas 110 kg, praticamente o mesmo de suas concorrentes à combustão.
Além disso, o desempenho promete uma experiência muito mais profunda, customizada para cada piloto ou prova. Isso porque níveis de potência, torque, aceleração, atuação do freio motor e resposta do acelerador permitem mais de 100 possibilidades de configurações. A motocicleta pode ser tão dócil como uma 125cc, ou mais poderosa que uma 450cc. Ainda, pode simular o comportamento de uma moto 2T.
E tem a autonomia. O fabricante promete até 6 horas de duração em tocada mais branda e mais de 40 minutos com potência máxima. Pode parecer pouco, mas é suficiente para alinhar no gate de qualquer prova de motocross. O tempo de recarga ainda é um ponto negativo, estimado entre 1 e 2 horas.
Veja também:
Comprar esta novo moto elétrica off road está longe de ser um privilégio para poucos, afinal seu preço é próximo ao das concorrentes à combustão. Assim, custa praticamente o mesmo de uma 450cc topo de linha no exterior. O preço sugerido pela marca é de 11.900 euros, algo na casa dos R$ 71.500.
Agora é que vem a má notícia. Ao menos por enquanto, a Stark Future foca sua operação na Europa, Estados Unidos e Nova Zelândia. Aliás, oferece apenas um produto, a Varg.
Caso a boa aceitação inicial perdure, podemos esperar por novos lançamentos da marca, como motos focada para nichos específicos do off road. Além disso, crescerão a chances expansão para outros países. Quem sabe aí o Brasil seja um dos contemplados. Estamos torcendo.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…