Pegue seu capacete off road, óculos e equipamentos de proteção. Também esteja pronto para voltar para casa sujo, com terra, barro ou poeira em cada centímetro do seu corpo. Se prepare para a diversão pois vamos falar de motos off-road e motos trail.
Afinal, o que é uma moto off-road? E uma moto trail? Além de apresentar as respectivas categorias, vamos pontuar diferenças entre as duas, ajudando os recém-chegados ao mundo do motociclismo a compreender de forma simples esses pontos.
O que é uma moto off road
Moto off road é aquela destinada ao uso específico no fora de estrada, daí o nome. Destinadas apenas para pistas e trilhas, sempre de terra (e não asfalto, por exemplo), não são homologadas para trânsito aberto. Ou seja, as motos off-road não podem ser emplacadas, nem rodar em ruas, cidades ou estradas.
Assim, as motos off road são projetadas para rodar em terrenos difíceis e superar obstáculos com facilidade. São ágeis para andar entre as árvores, rápidas para subirem aclives sem a necessidade de ‘embalar’, leves para serem reerguidas após quedas e com grande altura do solo para não enroscar em buracos, pedras ou troncos.
Características da moto off road
Do ponto de vista técnico, uma moto off road tem suspensão com curso maior (podendo facilmente superar os 30 cm, enquanto uma moto street geralmente tem pouco mais de 10 cm) e rodas grandes. A medida padrão é aro de 21 polegadas na dianteira e de 18 atrás. E são rodas raiadas, mais resistentes (pois podem ser ‘desentortadas’) que as de liga leve.
Já o motor é quase sempre de um cilindro, privilegiando a aceleração – em detrimento à velocidade final -, afinal numa trilha você precisa ganhar velocidade rapidamente, em locais apertados. Já o banco é estreito e plano, facilitando o ‘deslizar’ do piloto, que se movimenta ativamente sobre a motocicleta. Sim, o off road é cansativo e exige ótimo condicionamento físico.
Exemplos de motos off road
As motos off road são amplamente difundidas no Brasil. Os modelos mais simples (e nacionais) costumam ser usados em trilhas, atividades recreativas e categorias de entrada em competições. Já as importadas, muito mais caras e resistentes, são usadas pela elite do esporte, em modalidades como motocross, enduro e rali.
Assim, a Honda CRF 230F é um típico exemplo de moto off road nacional, exaustivamente usada em trilhas. Como já saiu de linha, foi substituída pela CRF 250F. Um exemplo de moto off road importada é a KTM EXC-F 350, assim como as famílias Kawasaki KX e KLX, ou YZ e WR da Yamaha, por exemplo.
Modalidades off road para motos
Inicialmente, as motos off road eram motocicletas ‘normais’ com adaptações para rodar em terrenos ruins e estradas de terra. Logo ganharam componentes específicos e surgiram as iniciaram as competições, para diversão. O primeiro campeonato de motocross data de 1939.
Logo o off road se espalhou e hoje é consolidado em todo o mundo, como forma de entretenimento e esporte. As modalidades mais famosas são o Motocross, que acontece numa pista fechada e repleta de saltos, e o rali, tal qual com os carros. Saiba como são as modalidades off road aqui.
E a moto trail, o que é
Com o passar do tempo, a moto off road teve variações. E foram várias. As motos trail foram as primeiras. Resumidamente, a trail é uma moto off road voltada para circular em vias de tráfego aberto.
Assim, preserva as principais características das off road, como suspensão de curso elevado, perfil estreito, rodas grandes, para-lama elevado, motor de um cilindro. É tão próxima das motos off road que é comum ver algumas trail (como a Honda XR 250 Tornado) competindo em provas de motocross, enduro ou velocross.
Aliás, há modelos das duas categorias que são ‘quase irmãos’. Um exemplo é as Honda XR 200R e CRF 230F, que compartilham a mesma base do motor, chassi, câmbio, suspensões. Uma é trail e a outra off road, uma era vendida para as ruas enquanto a segunda podia rodar apenas em circuitos fechados.
Diferença moto off road e trail
Assim, as diferenças entre uma moto off road e uma trail são sutis, voltadas a atender as demandas específicas de cada estilo. A trail costuma ter o banco mais largo e confortável, assim como carenagens plásticas maiores.
Também possui farol, painel, espelhos, lanterna traseira, suporte de placa e outros itens geralmente desnecessários nas motos de trilha. Os pneus também mudam. Enquanto os da off são voltados exclusivamente pra terra, na trail eles também precisam ser funcionais no asfalto.
Filhas da moto off road: trail e big trail
Desta forma, as motos trail herdam muitas características das off road. Leves e ágeis, conseguem trafegar com facilidade entre os carros e mudar bruscamente de direção, sem qualquer esforço do piloto. Também costumam ser mais resistentes e confortáveis, pois suas rodas grandes e suspensões generosas engolem buracos com facilidade.
Entretanto, a família da moto off road é longa, com vários descendentes além das trail. Outro exemplo é a big trail, que adiciona elementos ‘mais touring’ à já citada plataforma das trail. A primeira moto big trail foi a BMW R 80 GS, criada em 1979 justamente com a ideia de aproveitar a versatilidade da trail e dotá-la de aptidão para encarar longos percursos com conforto.
Desta forma, as big trail também são altas, resistentes e versáteis. Porém, com uma série de elementos para gerar mais conforto em viagens, como motores de dois (ou mais) cilindros, assento largo, carenagens para proteção aerodinâmica e generosos pacotes eletrônicos.
Curiosamente, nos últimos anos a categoria se tornou sinônimo de referência em tecnologia, graças a modelos como a R 1250 GS Adventure. Além disso, costumam ser as preferidas na hora de escolher uma boa moto para viajar. Obrigado por tudo, motos off road.