Muitas pessoas ainda confundem motos automáticas e automatizadas, então estamos aqui para ajudar. E também para informar que uma nova moto que dispensa a troca de marchas já está confirmada para chegar ao Brasil.
Nesta semana a Honda assegurou a vinda da NC 750X ao país. A crossover econômica e confortável aterrissa aqui no primeiro quadrimestre de 2022, com opções de câmbio manual e automatizado de dupla embreagem DCT. Os preços ainda não foram divulgados.
Então a nova NC 750 será automática? Não, mas sim. Não porque ela não tem um câmbio automático de fato, com conversor de torque e outros componentes. Mas sim porque ela dispensa a troca de marchas, feita de forma autônoma pelo câmbio automatizado. Ou seja, na prática, a moto trocará as marchas sozinha.
O câmbio automatizado de dupla embreagem tem a mesma estrutura e engrenagens de um manual, mas com um seletor (um ‘robozinho’) que realiza as trocas de marchas. Como ele possui dupla embreagem, garante uma troca rápida, seja para subir ou descer à próxima marcha. Além disso tem funcionamento muito suave, sem qualquer tranco ao motociclista – conforme comprovamos no teste da Africa Twin 1100 DCT. Se preferir, o motociclista ainda pode passar as marchas manualmente.
Já o câmbio automático tem uma estrutura de funcionamento completamente diferente. Nas motos com CVT, como a imensa maioria dos scooter, há duas polias que se comprimem e estendem para fazer com que a moto tenha mais força ou velocidade à medida em que o piloto dosa o acelerador. Já nos carros há diversas opções – algumas com CVT ou DCT, inclusive.
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A nova geração da NC 750 tem uma série de avanços em relação ao modelo atual vendido no Brasil. Eles estão presentes na eletrônica, visual, itens de série. O primeiro é a opção pelo câmbio DCT, responsável por 52% dos emplacamentos do modelo na Europa e que trará uma nova experiência de pilotagem, tal qual entregou na Africa Twin.
O design é inteiramente novo. Mais moderno, mais agressivo, atualizado com a nova identidade visual da marca, tal qual lançamentos recentes como a NT 1100. E ele também é mais funcional, graças a elementos como o novo para-brisa, mais alto e largo. O painel em LCD também é inédito.
Já o motor segue a mesma estrutura, mas teve algumas atualizações. É um dois cilindros em linha, de 745 cm³, SOHC, oito válvulas, de 58,8 cv e 7 kgf.m de potência e torque máximos, obtidos a 6.000 e 4.000 rpm (antes 54,5 cv e 6,9 kgf.m). Agora trabalha junto dos três modos de pilotagem e do controle de tração (HSTC).
E ainda há outras novidades importantes aos fãs do modelo. Além do aumento do tradicional compartimento ‘no lugar do tanque’ de 22 para 23 litros, a Honda NC 2022 passa a contar com uma lista de acessórios originais, tal qual há na Africa. São protetores, luzes, compartimentos para bagagem.
A Honda deve divulgar mais detalhes sobre a NC 750X DCT em breve. Desta forma, ainda não sabemos qual será o mês de seu lançamento e cores, apenas que teremos duas versões, com câmbio manual de seis velocidades e opção pelo DCT.
Da mesma forma, o preço ainda não foi divulgado. Atualmente, a NC 750 custa R$ 43.760 de acordo com o preço sugerido da montadora, saindo por cerca de R$ 49.302 nas concessionárias de acordo com a Tabela Fipe.
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