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Motos clássicas: a história da Yamaha DT 180

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A Yamaha DT 180 é considerada a responsável por popularizar o off road no Brasil. Vamos conhecer mais a história desta precursora das trilhas, um modelo de uso misto que até hoje é lembrado em encontros, eventos e provas, mas que se tornou raridade nas ruas das cidades.

Yamaha DT 180 – A chegada

A Yamaha DT 180 foi lançada em 1981, sucedendo a TT 125, que era uma adaptação da urbana RX 125. Sua novidade na época eram as suspensões elevadas, para-lama alto e outros itens ao uso fora de estrada. Já a DT era uma moto concebida especificamente para o uso misto.

O material publicitário da época enaltecia as características da DT 180. E tinha de elogiar mesmo. Robusta, leve e potente, ela foi responsável por popularizar o off-road no Brasil

 

No quesito aventura, o modelo era inovador aos padrões da época. Em sua primeira versão contava com a suspensão traseira monoamortecida do tipo Monocross. Sem dúvidas mais eficiente que o sistema duplamente amortecido, presente na TT 125, por exemplo.

A trail era movida pelo motor monocilíndrico de dois tempos e 176,4 cm³, que desenvolvia potência máxima 16,6 cv à 7.000 rpm e torque máximo de 1.74 kgf.m aos 6.500 giros. Um propulsor simples – durável e robusto para a época – que logo ganhou boa fama no mercado.

DT 180 Super Trail

A DT 180 ganhou o sobrenome Super Trail em alusão às suas primeiras evoluções, surgidas em 1983. A Yamaha alterou o tubo da balança traseira, passando do perfil redondo para o formato retangular, mais resistente.

Super Trail trazia as primeiras atualizações da DT

Entretanto, a motocicleta seguia com o sistema elétrico de 6 volts e freios a tambor. Além disso, o modelo já competia agora com a sua principal concorrente, a Honda XL 250.

Yamaha DT180 N

Mais tarde houve outra evolução. Em 1985 a DT 180 recebe um banho de loja. Uma das mudanças era o novo tanque, que ganhou espaço para mais 3 litros, totalizando uma capacidade de 13 L. Maior, agora o reservatório tinha o clássico formato de “vulcão” das trails.

DT 180 N trouxe novo visual para brigar com a concorrente da Honda

Seguindo a tendência do final dos anos 80, o painel e farol ganharam formato retangular. A moto recebeu ainda novos grafismos e o sistema elétrico passou finalmente a ser de 12 volts.

Veja também:

Yamaha DT 180 Z

Foi somente no ano de 1988 que a moto recebeu freio a disco dianteiro. O modelo passou a se chamar DT 180 Z, sigla usada nos modelos topo de linha da Yamaha.

Paralelamente, a Yamaha lançou a TDR 180 como versão para uso on-road com visual baseado no conceito da TDR 250 japonesa. Tinha carenagem frontal, roda dianteira de aro 18 polegadas e potência elevada para 18 cv. No entanto, esse primeiro ensaio de uma supermotard não caiu no gosto do público e saiu de linha em 1993.

DT 180 Z foi a última evolução do modelo de 180cc – finalmente adotando freio a disco na dianteira

Em 1991 foi lançada a evolução da DT 180, a DT 200. No entanto, em função do seu preço menor a velha DT manteve a demanda e seguiu no mercado até 1997. Até o fim da produção, pouca coisa mudou. Uma das alterações ocorreu na suspensão dianteira, que perdeu as regulagens a ar.

Fim da era 2 tempos

A Yamaha DT 180 ocupou o posto de trail mais vendida no país durante o seu auge no mercado nacional. O modelo inclusive chegou a ocupar a 3ª posição no ranking de vendas geral do Brasil, atrás apenas de Honda CG 125 e Vespa PX.

DT 200 foi último modelo de 2 tempos disponibilizado pela Yamaha no país

No entanto, o modelo saiu de catálogo antes da virada de milênio. Logo mais, no ano de 2000, foi a vez da DT 200 sair de linha, sendo a última moto movida a dois tempos de rua da Yamaha no Brasil. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Yamaha DT 180, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Yamaha DT 180 (1981 a 1985)

Motor
Tipo 2 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 176,4 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 16.70 cv a 7.000 rpm
Torque Máximo: 1.74 kgf.m a 6.500 rpm
Alimentação: Carburador
Partida: Pedal
Transmissão: 6 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / 200 mm
Suspensão traseira: Monocross / 150 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 2,75 – 21 NHS
Pneu Traseiro: 4,10 – 18 NHS
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 102 kg
Comprimento: 2105 mm
Largura: 895 mm
Altura do Banco: 860 mm
Distância entre Eixos: 1345 mm
Capacidade do tanque: 9 litros



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