A Yamaha DT 180 é considerada a responsável por popularizar o off road no Brasil. Vamos conhecer mais a história desta precursora das trilhas, um modelo de uso misto que até hoje é lembrado em encontros, eventos e provas, mas que se tornou raridade nas ruas das cidades.
A Yamaha DT 180 foi lançada em 1981, sucedendo a TT 125, que era uma adaptação da urbana RX 125. Sua novidade na época eram as suspensões elevadas, para-lama alto e outros itens ao uso fora de estrada. Já a DT era uma moto concebida especificamente para o uso misto.
No quesito aventura, o modelo era inovador aos padrões da época. Em sua primeira versão contava com a suspensão traseira monoamortecida do tipo Monocross. Sem dúvidas mais eficiente que o sistema duplamente amortecido, presente na TT 125, por exemplo.
A trail era movida pelo motor monocilíndrico de dois tempos e 176,4 cm³, que desenvolvia potência máxima 16,6 cv à 7.000 rpm e torque máximo de 1.74 kgf.m aos 6.500 giros. Um propulsor simples – durável e robusto para a época – que logo ganhou boa fama no mercado.
A DT 180 ganhou o sobrenome Super Trail em alusão às suas primeiras evoluções, surgidas em 1983. A Yamaha alterou o tubo da balança traseira, passando do perfil redondo para o formato retangular, mais resistente.
Entretanto, a motocicleta seguia com o sistema elétrico de 6 volts e freios a tambor. Além disso, o modelo já competia agora com a sua principal concorrente, a Honda XL 250.
Mais tarde houve outra evolução. Em 1985 a DT 180 recebe um banho de loja. Uma das mudanças era o novo tanque, que ganhou espaço para mais 3 litros, totalizando uma capacidade de 13 L. Maior, agora o reservatório tinha o clássico formato de “vulcão” das trails.
Seguindo a tendência do final dos anos 80, o painel e farol ganharam formato retangular. A moto recebeu ainda novos grafismos e o sistema elétrico passou finalmente a ser de 12 volts.
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Foi somente no ano de 1988 que a moto recebeu freio a disco dianteiro. O modelo passou a se chamar DT 180 Z, sigla usada nos modelos topo de linha da Yamaha.
Paralelamente, a Yamaha lançou a TDR 180 como versão para uso on-road com visual baseado no conceito da TDR 250 japonesa. Tinha carenagem frontal, roda dianteira de aro 18 polegadas e potência elevada para 18 cv. No entanto, esse primeiro ensaio de uma supermotard não caiu no gosto do público e saiu de linha em 1993.
Em 1991 foi lançada a evolução da DT 180, a DT 200. No entanto, em função do seu preço menor a velha DT manteve a demanda e seguiu no mercado até 1997. Até o fim da produção, pouca coisa mudou. Uma das alterações ocorreu na suspensão dianteira, que perdeu as regulagens a ar.
A Yamaha DT 180 ocupou o posto de trail mais vendida no país durante o seu auge no mercado nacional. O modelo inclusive chegou a ocupar a 3ª posição no ranking de vendas geral do Brasil, atrás apenas de Honda CG 125 e Vespa PX.
No entanto, o modelo saiu de catálogo antes da virada de milênio. Logo mais, no ano de 2000, foi a vez da DT 200 sair de linha, sendo a última moto movida a dois tempos de rua da Yamaha no Brasil. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Yamaha DT 180, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Yamaha DT 180 (1981 a 1985) | |
Motor | |
Tipo | 2 tempos, 1 cilindro |
Cilindrada | 176,4 cc |
Arrefecimento | Ar |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 16.70 cv a 7.000 rpm |
Torque Máximo: | 1.74 kgf.m a 6.500 rpm |
Alimentação: | Carburador |
Partida: | Pedal |
Transmissão: | 6 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico / 200 mm |
Suspensão traseira: | Monocross / 150 mm |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 2,75 – 21 NHS |
Pneu Traseiro: | 4,10 – 18 NHS |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 102 kg |
Comprimento: | 2105 mm |
Largura: | 895 mm |
Altura do Banco: | 860 mm |
Distância entre Eixos: | 1345 mm |
Capacidade do tanque: | 9 litros |
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