A Honda pode estar se preparando para entrar na briga das motos clássicas no mercado nacional. Tudo isso porque a fabricante registrou no Brasil os desenhos industriais de duas novas motocicletas, sendo uma trail e outra retrô. São modelos que foram demonstrados no exterior ainda ano passado.
Trata-se de uma aventureira, a CRF 190 L “mini-Africa Twin” e a naked neo retrô CBF 190TR, ao estilo café racer. Ainda é cedo para dizer se realmente serão lançadas por aqui, mas já podemos dar uma olhada melhor nos modelos.
Motos clássicas da Honda
A Honda CBF 190TR tem o estilo já conhecido das neo retrô, conceito visto em clássicas da Triumph e mesmo em modelos da linha RS da família Z da Kawasaki. Para manter esse estilo, a moto tem farol circular em LED e painel digital também em formato cilíndrico.
O modelo deu as caras ainda no segundo semestre do ano passado na China. Mas já ganhou uma versão em homenagem ao piloto da Honda na MotoGP, Marc Márquez. Graças ao número do espanhol 93 estampado nas laterais, essa CB foi apelidada de “TR93”.
Enquanto isso, a Honda CRF 190 L tem inspiração direta na grande bigtrail da fabricante japonesa, a Africa Twin. No entanto, o pacote de suspensão, freios e outros detalhes é semelhante a nossa conhecida Honda XRE 190.
Motorização conhecida pelos brasileiros…
Falando em pacote e especificações técnicas, ambas as motos CRF 190 L e CBF 190TR são equipadas com o mesmo motor. Estamos falando de um propulsor bastante parecido com o que equipa a XRE 190 aqui no Brasil. Um monocilíndrico com de 184,4 cm³, com 16 cv de potência e torque de 1.6 kgf,m.
Veja também:
Quando serão lançadas no mercado?
As semelhanças da motorização facilitariam uma possível produção aqui no Brasil. No entanto, o registro realizado pela Honda no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) não significa que a marca está prestes a lançar a moto no país, uma vez que ele serve basicamente para proteger a patente de possíveis ‘cópias’.
Entretanto, o registro da patente mostra que, de alguma forma, as motos estão no radar da fabricante por aqui também. Caso viessem ao nosso mercado essas motos clássicas brigariam na faixa dos modelos mais acessíveis, basicamente com motos da Royal Enfield. Vamos acompanhar!