Desde que foi aposentada, em 2015, muitos aguardam a vinda de uma nova CB 300. Inclusive, o nome segue vivo no mercado exterior, através de uma naked moderna e com belo visual, no mesmo conceito Neo Sports Cafe das atuais CB 1000R e 650 R. Porém, não foi desta vez que a Honda resolveu trazer este nome de volta ao nosso mercado.
Isto porque a marca acaba de renovar a sua substituta, a CB Twister 250F. A street chega ao modelo 2022 com mudanças apenas nas cores, grafismos e preço sugerido. Após um reajuste de aproximadamente 5%, a Twister 250 custa R$ 17.190 na versão CBS e R$ 17.990 na ABS. Já a Vermelha, ABS, parte dos R$ 18.290.
As novas Twister 250 chegam às lojas a partir de dezembro, com garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas. Além disso, é a única moto do segmento com opções de freios CBS e ABS. Veja cores e quanto custa:
Twister CBS: Branco e Azul Perolizado, R$ 17.190
CB 250 Twister ABS: Cinza Fosco, R$ 17.990
CB Twister ABS: Vermelho, R$ 18.290
Vale lembrar que o preço sugerido pela marca não é obrigatoriamente praticado pelas concessionárias. Muitas vezes, as lojas adotam valores próprios, gerando diferenças entre o valor sugerido e o da tabela Fipe. Em agosto de 2021, por exemplo, a CB Twister custava ao consumidor 25% mais do que o preço apontado pela fabricante.
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A CB Twister chegou ao mercado em 2015 com a missão de substituir a CB 300 R, à venda desde 2009. Para isto, apostava numa receita totalmente nova, sem compartilhar qualquer componente com a 300 ou sua antecessora, a CBX 250 Twister, nas lojas de 2001 a 2008.
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E assim logo se tornou líder do segmento. Fechou 2020 como a quinta moto mais vendida do país, com quase 29 mil emplacamentos, ante 23.655 da principal concorrente Yamaha Fazer 250. Em 2021 já foram mais de 35 mil unidades comercializadas.
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Por trás do sucesso nas lojas, uma receita de resistência e conforto. Também de economia. No nosso último teste a Twister fez mais de 32 km com um litro de gasolina, chegando próximo dos 40 km/litro ao rodar no perímetro urbano, em baixas velocidades. Já na rodovia a experiência foi favorecida pelo banco largo e sexta marcha, gerando mais conforto. Veja o teste com a CB Twister.
A substituta da CB 300 R é movida por um motor monocilíndrico, OHC, arrefecido a ar, com quatro válvulas, com 249 cm³. Alimentado por alimentação por injeção eletrônica PGM-Fi e dotado de tecnologia FlexOne, entrega 22,4 cv (gasolina) e 22,6 cv (etanol) de potência máxima, além de 2,24 kgf.m (gasolina) e 2,28 kgf.m (etanol) de torque.
Seu chassi é tubular de aço tipo Diamond, trabalhando junto da suspensão dianteira telescópica (com 130 mm de curso) e da traseira monoamortecida, de 108 mm de curso. As rodas de liga leve são aro 17 polegadas e calçadas por pneus radiais, medidas 110/70 na frente e 140/70 atrás. O tanque de combustível é de 16,5 litros e a Twister pesa 137 kg a seco.
Para completar o conjunto, freios com disco de 276 mm na frente e de 220 mm na traseira, com versões dotadas de CBS e ABS. O painel é digital (em LCD blackout), possui computador de bordo e as setas, assim como a lanterna traseira, são em LED. Veja a ficha técnica detalhada da CB Twister aqui.
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