A CB 300R Neo Sports Cafe é uma daquelas motos que gostaríamos de ter no Brasil. E não, ela não tem absolutamente nada a ver com a ‘nossa’ CB 300 vendida por aqui entre 2009 e 2015 – exceto o nome, claro.
Oferecida em diversos mercados, a pequena naked mudou em seu modelo 2022, herdando características das NSC maiores, como a CB 650R. Assim, passa a contar com embreagem assistida e deslizante (que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas) e suspensão dianteira Showa SFF-BP, de 41 mm. Mas tem mais.
As principais novidades, de fato, ficam a cargo da suspensão e embreagem. Entretanto, o escapamento recebeu um novo silenciador e o assento ganhou um novo revestimento, ficando mais macio.
O motor agora atende às exigências da Euro5, programa de emissões de poluentes. Apesar disso entrega os mesmos 31,1 cv e 2,75 kgf.m de potência e torque máximos, a 9.000 e 7.750 rpm. Ele tem um cilindro, 286 cm³, arrefecimento a líquido e 4 válvulas.
A Honda não entrou em detalhes, mas afirmou que o chassi (tubular, de aço) também tem algumas novidades em seu design. De acordo com a marca, a moto está mais confortável e estável que sua versão anterior, graças especialmente à nova suspensão.
Por fim, a última novidade da CB 300R 2022 está no painel. Em LCD, ele mantém o mesmo layout e funções, mas recebeu um indicador de marcha engatada. Simples, mas funcional. No visual há novas cores e grafismos.
No restante, a Honda CB 300R NSC segue a receita conhecida desde 2018, quando chegou ao mercado internacional com a missão de ser um ‘degrau do meio’ entre a CB 125R e os modelos de 500cc da marca. O que é bom.
É uma moto simples, mas confiável e com pilotagem prazerosa. O conjunto técnico é eficiente, especialmente pelo motor de 31 cv e o baixo peso, de 140 kg.
A eletrônica é modesta, mas inclui freios ABS de dois canais e iluminação Full LED. Já o visual é um diferencial, remetendo aos grandes modelos NSC, como as CB 650R e 1000R. Com chassi de treliça, acabamentos foscos, farol redondo e traseira curta é uma moto que se diferencia na multidão.
Veja também:
A nova CB 300R chega às lojas do mundo desenvolvido em meados de maio, no fim do primeiro semestre de 2022. Por lá o preço deve ficar próximo das 4.900 libras esterlinas, equivalente a pouco mais de R$ 36 mil.
Já sua vinda ao Brasil é improvável. Apesar de muito pedido pelos fãs da marca, existem alguns fatores que dificultam sua nacionalização, como o preço (afinal aqui a CB 500F, modelo superior, custa R$ 33.320 na tabela da marca) e o fato da marca já ter uma ‘naked’ no nicho de 250 a 300 cilindradas, a CB 250F Twister.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…