A Honda CB 300 R da nova geração é uma moto que gostaríamos de ter no Brasil. Une o design do conceito Neo Sports Cafe a um conjunto ágil e eficiente. Pelo visto, seus atributos foram tão bem aceitos que até, digamos, inspirou as equipes de desenvolvimento de outras marcas.
Afirmamos isto diante da GK350, uma cópia da CB criada pela chinesa Shengshi. O modelo parte do japonesa adicionando alguns recursos a mais. E ainda ataca com preço interessante, custando 22.800 yuan – o equivalente a R$ 20 mil.
Aliás, esta não é a primeira vez que um modelo global vira alvo de clones. Há pouco falamos aqui da cópia indiana da Himalayan, da ‘Africa Twin de R$ 23 mil’, da ‘Yamaha R6′ de apenas 35 cv e da ‘Pan America’ de 400 cilindradas. Sem falar no scooter ADV 350, apresentado ao mundo num dia e com um irmão gêmeo anunciado logo depois.
honda cb 300 r
Mas a cópia da nova CB 300 R tem algumas particularidades. Não é apenas um copia e cola, pois parece partir do modelo da Honda para criar algo minimamente novo. Assim, tem rodas raiadas e protetor no disco de freio dianteiro – tal qual alguns modelos off road.
Mas elementos como o design, linhas do tanque e traseira, farol redondo, iluminação full LED e balança não há como negar. Foram praticamente retirados da CB.
Nem sempre uma cópia limita-se a apenas imitar sua musa inspiradora. Às vezes ela vai além, adotando novos componentes e tecnologias ausentes naquele modelo de quem recebeu traços. Aconteceu com o ‘ADV 150’ da Dayang, rolou com a GK350.
Afinal, a GK possui sistema smart key (para partida sem chave), tela TFT e botões iluminados, de alta qualidade em acabamento. Também possui sistema de monitoramento da pressão dos pneus e conectividade bluetooth, itens ausentes na Honda.
E seu motor também é mais potente. Com um cilindro, 350 cm³ e arrefecimento a líquido, entrega 39 cv e 3,3 kgf.m de potência e torque máximos. Já a CB 300 R extrai ‘apenas’ 35 cv e 2,8 kgf.m de seu motor de 286 cm³. A velocidade máxima da chinesa não foi revelada, enquanto o top speed da nova CB é de aproximadamente 150 km/h reais.
Apesar da falta de criatividade no design, a GK350 agrada pelo conjunto. Tem bons números de potência, freios ABS de dois canais, conectividade, pneus sem câmara, suspensão dianteira invertida, embreagem deslizante, escapamento com saída dupla – remetendo às MV Agusta Brutale.
E o preço também não é um problema, equivalendo a pouco mais de R$ 20 mil. Já a nova CB 300 R sai por aproximadamente 4.950 dólares nos Estados Unidos e 5.200 euros na Europa, ou R$ 28 mil e R$ 30 mil em conversão direta.
Porém, é hora de conter a animação. Praticamente desconhecida no nosso mercado, as chances da Shengshi GK350 virem ao Brasil são praticamente remotas. Por aqui, já nos contentaríamos com a Honda, que também não deve desembarcar no país tão cedo.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…