Se os fãs de off-road já foram pegos de surpresa com a Varg, a moto elétrica fora de estrada mais forte do mundo, é bom se preparar para mais. Que tal uma motard elétrica de 134 cv e apenas 133 kg – 10kg a mais que uma Bros 160? Essa é uma máquina desenvolvida pelos portugueses da Axiis Engineering Art.
No dia a dia, a Axiis é responsável por uma produção em CNC e desenvolve componentes e acessórios de alta tecnologia para motos off-road. No entanto, os portugueses usaram esse conhecimento para construir uma máquina ao estilo supermoto.
Assim nasceu a Liion, uma moto elétrica dotada de estrutura de alumínio fresado. Seu motor rende absurdos 134 cv de potência e 24 kgf.m de torque para a transmissão final.
Feita de materiais extremamente leves, pesa apenas 133 kg, pouco mais que uma Honda Bros. Com isso, a Liion tem uma relação peso/potência de menos de um quilo por cavalo-vapor. Sem dúvida deve render uma condução de tirar o fôlego, mas apenas a velocidade máxima é mencionada, prometendo chegar aos 200 km/h.
Segurando tudo isso vemos apenas a frenagem hidráulica na roda dianteira, com sistema de disco único e uma pinça Brembo de quatro pistões. Com isso, é bem provável que o motor elétrico também deve desacelerar a traseira.
Veja também:
A bateria da motard elétrica tem uma capacidade de 12 kWh. Conforme a fabricante, o alcance no trânsito da cidade pode chegar até os 250 quilômetros de autonomia, mas em velocidade não mencionada.
O conjunto tem placas adaptadoras de alumínio, fresadas e parafusadas. Tudo isso cria a conexão com o motor elétrico e o braço oscilante unilateral – que são compostos por uma peça única de alumínio fresado.
Assim, a suspensão traseira é apoiada no bloco da bateria, por meio de um suporte Öhlins – totalmente ajustável – com curso de 190 mm. A corrente da transmissão final passa por um orifício, no braço oscilante.
O chassi é completado por um garfo invertido WP-USD, com 209 mm de curso. As rodas são em liga leve, claro, de 17 polegadas e equipadas com pneus 120/70 na frente e 180/60 na traseira. Fechando o pacote, as poucas peças da carenagem são feitas de fibra de carbono.
O projeto da Axiis chama atenção, no entanto é apenas um protótipo ousado até agora. O time português ainda procura investidores para ajudar a construir uma pequena série da Liion, modelo que já tem uma lista de interesse para a pré-venda. O preço ainda não foi revelado.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…