A nova geração da Honda NC 750X está prestes a desembarcar no Brasil – e já gera altas expectativas. O modelo traz uma série de novidades relevantes à crossover de maior sucesso da marca no país, incluindo a adoção do suave câmbio automatizado de dupla embreagem DCT.
Assim, a NC 750X 2022 com câmbio manual chega às concessionárias Honda a partir de março, com um competitivo preço sugerido de R$ 49.700. Já a versão automatizada vem logo depois, em abril, importada do Japão – de onde saem todas as Honda com DCT. Seu preço ainda não foi revelado.
A nova geração da NC 750X marca uma verdadeira evolução em relação a sua antecessora. Em todos os sentidos. Do visual ao conjunto mecânico, passando pela eletrônica e disposição de acessórios, muita coisa mudou. Tudo com o objetivo de entregar mais conforto e design atualizado sem abrir mão de marcas registradas do modelo, como o baixo consumo de combustível.
Vamos começar pela mecânica. O motor segue o mesmo de dois cilindros em linha, SOHC e 745 cm³, mas agora conta com uma série de pequenas novidades, como a adoção de acelerador eletrônico. Assim, está mais elástico ao trabalhar em rotação levemente superior e também mais potente. Assim, a nova NC tem 58,6 cv de potência e 7,03 kgf.m de torque máximos, a 6.750 e 4.750 rpm. Antes eram 54,5 cv e 6,94 kgf.m a 6.250 rpm e 4.750 rpm.
O conjunto passa a trabalhar com embreagem assistida e deslizante, com funcionamento muito suave e que evita que a roda traseira trave em reduções bruscas de velocidade. O escapamento também foi redimensionado. Por fim, o câmbio teve suas três primeiras marchas reduzidas.
A adoção do acelerador eletrônico (sistema TBW – Throttle By Wire) possibilitou um grande ganho em eletrônica. Agora a NC 750X conta com quatro modos de pilotagem, sendo um totalmente personalizável: Sport, Rain, Standard e User. Eles mesclam diferentes níveis de atuação da entrega de potência, freio motor e controle de tração – que pode ser desativado no User.
O painel de instrumentos também melhorou. Ainda não é em TFT, mas temos uma grande tela colorida de LCD, que promete fácil leitura das informações. Além disso, as setas traseiras passam a contar com a função de emergência ESS (Emergency Stop Signal), aquela que emite sinal de alerta em frenagens bruscas acima dos 53 km/h.
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Todas as novidades da NC 750X 2022 são importantes, mas talvez esta seja a que mais faz brilhar os olhos da Honda. A crossover passa a ter versão com DCT, câmbio automatizado de dupla embreagem da marca que já faz sucesso em outros modelos com aptidão touring, como Gold Wing, Africa Twin 1100 e X-ADV.
Segundo a Honda, 60% das NC’s vendidas na Europa usam o DCT. Graças às tecnologias do conjunto, ele garante uma troca de marchas automática suave, sem engasgos, trancos ou perdas de potência. Nos demais modelos, houve-se apenas um ‘tec’ vindo do câmbio. Além disso, também permite trocas manuais usando os comandos situados no punho esquerdo do guidão.
A principal promessa da nova NC 750X é de entregar mais conforto ao seu público, formado basicamente de motociclistas que sobem das 250/300 cc ou que já são adeptos da alta cilindrada e buscam uma moto ágil e econômica. Para isso, há uma série de novidades.
As carenagens são totalmente novas e prometem maior proteção aerodinâmica. Para isso, também contam com novo para-brisa, mais alto. A suspensão traseira foi recalibrada, assim como a dianteira. Agora a frontal conta com sistema SDBV (Showa Dual Bending Valve), em prol de mais eficiência e menos manutenção. Ajustes, porém, só na pré-carga da mola traseira.
Como os cursos das suspensões diminuíram cerca de 30 mm (passando a 120 mm em cada roda), o assento está 3 cm mais baixo – a 802 mm do solo. O banco também foi redesenhado para ficar ainda mais espaçoso. Já o chassi emagreceu, reduzindo 1,8 kg em relação ao modelo anterior e contribuindo para a dieta de 7 kg pela qual passou o modelo. Agora, a NC 750X pesa 214 kg a seco na versão manual e 224 kg na inédita DCT.
Desde que chegou ao mercado, a NC 750 surpreende pela sua economia de combustível. E esta tradição não deve mudar. Segundo registros de homologação feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, a nova NC 750X 2022 faz 29,8 km/litro em ciclo urbano, número que será ainda maior ao rodar em estradas.
Apesar desta não ser uma moto voltada à pilotagem esportiva, o IMT também aferiu sua velocidade máxima. Assim, a NC tem top speed próximo dos 175,3 km/h reais – cerca de 190 km/h no painel digital.
Seguindo os passos de modelos como a Africa Twin 1100, a nova NC ganhou diversos acessórios originais Honda exclusivos. Há protetores, cases, cavaletes, tomadas e mais. Quem preferir um pacote fechado pode optar pelo Urban Pack (protetor de carenagem, suporte traseiro, top box de 38 litros, cavalete central e porta USB no compartimento de carga) ou pelo Travel Pack (protetor de carenagem com faróis de neblina, suporte traseiro, top box de 38 litros, malas laterais, para-brisa elevado em 70 mm, cavalete central e porta USB.
Sobre cores, preços e versões da nova NC 750X 2022. A versão manual estará disponível em vermelho e azul perolizado, enquanto a DCT será encontrada nas lojas em vermelho e em branco perolizado. A MT chega em março com preço sugerido de R$ 49.700 (sem contar despesas com frete e seguro), enquanto a DCT virá em abril com preço ainda a ser divulgado.
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