O novo modelo da MXF Motors, montadora de veículos off-road com sede em Curitiba (PR), promete impressionar os trilheiros e praticantes do Enduro. Afinal, trata-se de uma poderosa máquina com motor 4 tempos e características bem específicas no cabeçote, algo que a diferencia no mercado. A 300 RXS está acima de sua versão anterior, a 300 RX, fruto de outro desenho ainda mais preliminar, da 250 RX, lançada em 2017. Na época, a moto teve um bom desempenho, mas, por conta da necessidade de aprimorar componentes, foi preciso avançar.
A versão utiliza o que há de melhor e de maior qualidade, propondo algo inovador. “A MXF, sempre buscando tendências e atendendo aos anseios da categoria, pensou num novo produto, excelente e com um preço muito bom, justo. A nova moto usa um motor recém-lançado e traz um novo cabeçote com duplo comando de válvulas, com alimentação eficiente”, explica Luiz Henrique Fontes, diretor técnico da MXF. O perfil recebe a sigla em inglês DOHC (double overhead camshaft), que significa duplo comando de válvulas. Além disso, a 300 RXS vem com carburador evoluído, mundialmente conhecido e aclamado tipo CR FLAT. “Excelente pela facilidade de ajuste, pela entrega de potência, pela confiabilidade, numa medida 36mm”, acrescenta Fontes.
Patrik Capila, piloto oficial MXF e bicampeão brasileiro de Enduro, participou dos testes com o novo modelo 300 RXS e trouxe suas impressões: “A moto está sensacional. Diferencial sem dúvida é o novo motor, agora com o cabeçote com duplo comando de válvulas. Outro ponto muito positivo é o novo carburador que melhora muito o funcionamento e a entrega de potência, além de facilitar muito os ajustes. Nos testes com a moto achei o torque excelente, com um funcionamento fantástico e muito ágil nas saídas de curvas”, afirma.
A 300 RXS traz ainda uma mesa de direção em alumínio aeronáutico, além de suspensões com nova laminação, retentores e fluido hidráulico japoneses e nova válvula de fluxo hidráulico no traseiro. “Isso tudo se traduz em muito mais performance para a moto”, diz o diretor técnico. A MXF aposta no enorme sucesso do modelo, especialmente porque acredita na jornada que garantiu o resultado. “Escutamos os usuários das nossas motos. Não apenas fazemos os produtos. A gente usa e adequa o produto ao seu bem principal: o consumidor final”, destaca Fontes.
Atenta às necessidades e desejos dos pilotos e dos amantes do automobilismo, a MXF vem se especializando cada vez mais na fabricação de motos de alta performance, competindo com grandes e tradicionais marcas, crescendo cada vez mais. A 300 RXS é uma moto para diversão, porém, especial para competição – o combustível da MXF.
FICHA TÉCNICA
MOTOR |
|
Motor |
300cc – 4 tempos – DOHC – duplo comando de válvulas |
Arrefecimento |
Líquido |
Sistema de partida |
Partida elétrica e pedal kickstarter |
Sistema de alimentação |
Carburador CR Flat |
Lubrificação |
15W50 5100 Motul |
Sistema de Ignição |
CDI |
Potência máxima |
34cv |
Torque máximo (N.m/r/min) |
26(1±5%) / (7000)(1±5%) |
Taxa de compressão |
11.6 |
DIRIGIBILIDADE |
|
Sistema de transmissão |
Secundária- corrente, coroa (52D), pinhão (13D) |
Sistema de embreagem |
Multi-discos banhado a óleo |
Transmissão |
6 marchas |
SUSPENSÃO E FREIOS |
|
Quadro |
Aço cromo-molibdênio de alta resistência |
Suspensão dianteira |
Câmara dupla Fast Ace TSE com regulagem de compressão e retorno |
Suspensão traseira |
Fast Ace com regulagem de pré-carga, compressão e retorno |
Freios |
Hidráulicos a disco |
DIMENSÕES E CAPACIDADE |
|
Dimensões gerais |
(C x L x A) 2160 x 830 x 1.300mm |
Entre eixos |
1450 mm |
Altura do assento |
950 mm |
Vão livre do solo |
270mm |
Pneu (roda) dianteira |
90-100/21 (1.60-21) |
Pneu (roda) traseira |
110/100/ 18 (2.15-18) |
Capacidade do tanque |
8 L |
Peso |
112kg (seca) |
Capacidade de carga |
150 kg |
Porte |
Grande |