A Dafra atua no Brasil através de parcerias com grandes fabricantes asiáticas, basicamente a indiana TVS e a taiwanesa Sym. E foi esta segunda que registrou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a patente do scooter Joyride 300.
Vale destacar que o registro não significa obrigatoriamente sua venda no país, servindo principalmente para assegurar a propriedade intelectual da marca sobre o produto por aqui. Porém, pode ser um indício de que a empresa tenha interesse em trazer o produto ao nosso mercado. Caso ele venha, irá travar uma bela briga com o líder do segmento, o Yamaha XMax.
Dafra Joyride? Como é o novo scooter 300 cc
O Sym Joyride 300 é um modelo equipado com o mesmo motor da Citycom 300 presente no Brasil. Um monocilíndrico, 4 tempos, OHC, refrigerado a água e com injeção eletrônica. No entanto, no exterior essa unidade é apresentada com potência de 25,8 cv a 8000 rpm e torque de 2.6 kgf.m aos 6.000 giros.
O brasileiro rende 27,8 cv a 7.750 rpm e 2.8 kgf.m a 6.500 rpm. Já a concorrente em potencial, Yamaha XMax – com o motor 250 cc – rende potência máxima de 22,8 cv a 7.000 rpm e torque de 2,5 kgf.m a 5.500 rpm. Voltando às diferenças entre Citycom e Joyride, o último tem perfil mais sofisticado.
O modelo recente da Sym tem para-brisa mais alto e maior proteção para o condutor. No mercado exterior, o modelo foi lançado como sucessor da Joyride 200. O novo scooter 300 cc possui rodas de 15 e 14 polegadas, mas tem versão com rodas de 16 polegadas também.
O pacote do novo scooter Sym Joyride 300 oferece ainda painel digital monocromático. E não faltam espaços para armazenar objetos, acomoda até dois capacetes sob o banco. Além disso, tem porta USB 2.0 de carregamento rápido, sistema de iluminação full-LED e freios ABS.
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Novo scooter Dafra 300 cc vai chegar no Brasil?
Até o momento, a Dafra afirma que não há uma decisão sobre o lançamento do produto. Mas caso o Joyride 300 seja um futuro scooter da marca, por aqui a empresa deve apostar na tradicional receita ‘mais por menos’.
Além disso, seria uma scooter com potencial para preencher um nicho entre a Citycom 300 e a Maxsym 400. Ambas atualmente custam, respectivamente, R$ 24.990 e R$ 35.690. Já a concorrente Yamaha XMax, surge com preço divulgado de R$ 27.490. Se chegar, será bem-vindo.