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O freio está travando a moto? 6 dicas para eliminar o problema

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Já teve a impressão de que algo estava segurando uma das suas rodas durante a corrida, mas não sabia a origem do problema? Isso te irritou bastante? Cuidado! Pode ser sinal de que o freio está travando a moto.

Existem vários motivos para que a situação seja frequente com você. Então, que tal conhecer cada uma das causas a fim de evitar problemas na sua próxima corrida? O MX Action fez uma seleção especial para facilitar a sua vida!

Você pode ser o problema

Os atletas normalmente deixam seu pé no pedal do freio enquanto pilotam. Isso não é um grande problema a não ser que você esteja deixando-o confortável demais e aplicando uma força sobre ele. É comum, também, que o pedal esteja ajustado incorretamente daí qualquer pressão pode ativar o sistema.

Pedras e detritos

Os dois elementos podem ter contato com a lama do traçado e grudar na pastilha e no rotor, causando fricção. Uma boa limpeza no sistema de frenagem acaba com o incômodo.

Rotor

Coloque a moto em um suporte e gire a roda afetada. Ela gira normalmente ou há algo “pegando” ainda? Se for muito ruim, você escutará um ruído de fricção. Pode ser sinal de que o rotor está dobrado ou entortado. Ou de que o alinhamento das rodas está com um problema.

Linhas de freio

Veja se existem cortes ou outros danos nas linhas de freio. Às vezes, batidas ou a pilotagem regular leva a possíveis torções neste componente da moto.

Cilindro mestre

Dê uma olhadinha no fluído de freio no cilindro mestre. Ele está sujo? Caso sim, troque-o. Depois, cheque se o pistão está funcionando adequadamente e sem vazar. O êmbolo deve se mover para frente e para trás livremente quando os freios forem acionados.

Além disso, ao soltar os freios, o êmbolo retorna para uma situação de repouso quando o líquido do freio retorna para um reservatório. Se acontece um bloqueio, o reservatório fica seco, causando pressão que leva ao bloqueio dos freios. Isso pode danificar as pastilhas, o rotor e as pinças.

Pinça de freio

O sistema de freio precisa ter pastilhas e pinos com bom funcionamento e instalação correta. Mude qualquer pino ou a pinça se estiverem danificados. Também verifique se os pistões da pinça se movem sem grudarem e tenha certeza de que as pastilhas estão colocadas adequadamente.

Gostou da publicação? Tem outras dicas para quando o freio está travando a moto? Deixe sua opinião nos comentários.

Com informações do MotoSport.com.

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Janne Saviano

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