Já teve a impressão de que algo estava segurando uma das suas rodas durante a corrida, mas não sabia a origem do problema? Isso te irritou bastante? Cuidado! Pode ser sinal de que o freio está travando a moto.
Existem vários motivos para que a situação seja frequente com você. Então, que tal conhecer cada uma das causas a fim de evitar problemas na sua próxima corrida? O MX Action fez uma seleção especial para facilitar a sua vida!
Os atletas normalmente deixam seu pé no pedal do freio enquanto pilotam. Isso não é um grande problema a não ser que você esteja deixando-o confortável demais e aplicando uma força sobre ele. É comum, também, que o pedal esteja ajustado incorretamente daí qualquer pressão pode ativar o sistema.
Os dois elementos podem ter contato com a lama do traçado e grudar na pastilha e no rotor, causando fricção. Uma boa limpeza no sistema de frenagem acaba com o incômodo.
Coloque a moto em um suporte e gire a roda afetada. Ela gira normalmente ou há algo “pegando” ainda? Se for muito ruim, você escutará um ruído de fricção. Pode ser sinal de que o rotor está dobrado ou entortado. Ou de que o alinhamento das rodas está com um problema.
Veja se existem cortes ou outros danos nas linhas de freio. Às vezes, batidas ou a pilotagem regular leva a possíveis torções neste componente da moto.
Dê uma olhadinha no fluído de freio no cilindro mestre. Ele está sujo? Caso sim, troque-o. Depois, cheque se o pistão está funcionando adequadamente e sem vazar. O êmbolo deve se mover para frente e para trás livremente quando os freios forem acionados.
Além disso, ao soltar os freios, o êmbolo retorna para uma situação de repouso quando o líquido do freio retorna para um reservatório. Se acontece um bloqueio, o reservatório fica seco, causando pressão que leva ao bloqueio dos freios. Isso pode danificar as pastilhas, o rotor e as pinças.
O sistema de freio precisa ter pastilhas e pinos com bom funcionamento e instalação correta. Mude qualquer pino ou a pinça se estiverem danificados. Também verifique se os pistões da pinça se movem sem grudarem e tenha certeza de que as pastilhas estão colocadas adequadamente.
Gostou da publicação? Tem outras dicas para quando o freio está travando a moto? Deixe sua opinião nos comentários.
Com informações do MotoSport.com.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…