sexta-feira, novembro 27, 2020
22.6 C
São Paulo

O que comer no dia da corrida + 2 cardápios perfeitos para o piloto

Uma das dúvidas mais comuns entre os pilotos é sobre o que comer no dia da corrida. Hambúrguer, sorvete e batata ou salada, frango e macarrão? É muito simples descobrir o que deve ser ou não ingerido para ter mais energia durante a competição. Basta seguir alguns cuidados!

O jeito certo para ter disposição

Seu objetivo é ter bons níveis de energia a fim de ter o melhor desempenho mental e físico durante a corrida. Isso pode ser obtido seguindo essas sugestões:

  1. Comer de três em três horas vai fazer com que o seu nível de açúcar no sangue permaneça igual. Você tem sua melhor performance quando os níveis estão no nível estável.
  2. Em relação aos carboidratos, duas coisas precisam ser consideradas: os carboidratos complexos e os simples. Macarrão e açúcar são carboidratos. O primeiro é complexo e o outro não é. Carboidratos complexos afetam o açúcar no seu sangue de maneira mais demorada e mantêm os níveis de energia por mais tempo. Já o açúcar, aquele que de mesa, afeta o açúcar no seu sangue mais rapidamente e não vai sustentar os níveis de energia por tanto tempo.
  3. Gordura também ajuda a manter sua energia lá no alto. O mais indicado é manter uma dieta com baixa ingestão de gordura. Mas, alguns dias antes e durante a corrida, o piloto pode comer moderadamente um pouco mais dela. Se você estiver sem estoque de carboidratos no corpo, seu corpo preferirá queimar gordura para ter energia do que a proteína. Queijo e alimentos fritos são alguns exemplos. Mas eles não devem ser os principais da sua dieta.
  4. Produtos com muita cafeína, muito leite e muito açúcar podem causar problemas no seu estômago e atrapalhar o seu desempenho.
  5. Contar o tempo de consumo de alimentos é importante para você ter o melhor desempenho durante a corrida. Consumir quantidades moderadas de comida de 30-60 minutos antes da corrida pode ser o melhor. Boas opções são frango, iogurte, muffin, pães integrais, torrada com ovo cozido, creme de amendoim e fruta com aveia. Bebidas isotônicas também ajudam bastante quem tem dificuldade de comer antes da corrida e, também, durante a mesma para não desidratar.
  6. Após a corrida você deverá comer e beber água para se recuperar. Isso será melhor 15 minutos após o fim da corrida. A refeição precisa ter carboidratos simples (açúcares) e algumas proteínas. Boas opções são frutas, leite, carne vermelha e batata assada.

Cardápios para o dia da corrida

Estas duas sugestões podem ser seguidas pelos pilotos interessados em ter a melhor performance no dia da corrida.

Opção 1

Café da manhã

– Cereal matinal com pouco açúcar e leite

– Fruta fresca ou suco 100% natural

– Torrada com um pouco de manteiga

– Água

 

Lanche

– Iogurte

 

Almoço

– Lanche de frango grelhado com pão integral

– Leite

 

Lanche

– Fruta fresca

– Um pedaço de queijo branco

 

Jantar

– Frango grelhado

– Salada

– Arroz integral

 

Opção 2

Café da manhã

– Omelete

– Suco de laranja

– Leite

 

Lanche

– Iogurte

– Banana

 

Almoço

– Wrap com espinafre e peito de frango desfiado

– Mini-cenouras cozidas

– Água

 

Lanche

– Barrinha de granola

 

Jantar

– Macarrão com molho de tomate

– Salada

Gostou das dicas? Tem outras sobre o que comer no dia da corrida? Deixe sua opinião nos comentários!

As mais lidas...

close