Muitos são os estilos de motocicletas, não por menos, às vezes ficamos em dúvida. Quando falamos em moto custom a lista é grande, e vem à mente motocicletas de alta cilindrada, com muitos cromados, compridas, repletas de acessórios. Para os leigos, uma moto “tipo Harley Davidson”, mas as motos custom vão muito além de uma única época, marca ou nacionalidade. Vamos conhecer mais sobre o tema.
O estilo de moto custom se resume a modelos modificados, personalizados e mesmo criados do zero. Enquanto isso, atualmente o termo de “clássica” se aplica a diferentes estilos, geralmente a motos vintage com raízes históricas no mercado. Então quando citamos uma custom clássica, estamos falando do estilo das pioneiras, as Harley-Davidson e Indian dos anos 50 e 60.
O tempo passou e hoje por vezes essas motos são linkadas com as cruiser – modelos estradeiros para longos percursos. Um belo exemplo disso é a Harley Heritage Classic, um sonho clássico que parte das referências do passado e faz parte da linha Softail da marca.
As cruisers cresceram de tamanho, ganharam malas laterais e mais conforto para longas viagens. Gigantes, é fácil percebê-las nas estradas quando vistas. São o modelo mais próximo de um carro sobre duas que existe. Novamente, o mercado deste estilo começou com as fabricantes norte-americanas, Harley e Indian.
Ao longo do tempo, novos competidores trouxeram concorrentes e novas interpretações. Em resumo, as touring são a escolha para grandes viagens. Atualmente, o suprassumo das custom touring pode ser visto na Harley Ultra Limited.
O termo chopper deriva do inglês “chopping” (picar, cortar) e descreve motocicletas customizadas, principalmente com os garfos alongados. Como principal característica toda a dianteira é modificada e picada. Daí o nome! Os guidões e a estrutura dos quadros também e recebem ajustes. A criatividade ainda fica nos bancos e tanques customizados.
A febre das chopper teve início na década de 1960, na Europa e nos Estados Unidos. Mais a frente, o estilo foi eternizado com os modelos do filme Easy Rider. Em especial a Harley-Davidson “Capitão América”, um modelo construído sobre a clássica Hydra Glide. Atualmente vemos no mercado marcas como a Haojue apelarem a força do nome do estilo, com sua pequenina Chopper Road.
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O estilo cafe racer surgiu na Inglaterra no início dos anos 50. Eram modelos de motos despojadas e que levavam jovens de um ponto a outro, em pequenas disputas pelas cidades – de um café ou pub a outro! O estilo se destaca pela posição de guidão baixa, o assento praticamente em linha com o tanque e as pedaleiras recuadas. Ainda, pela retirada de componentes em nome da redução de peso.
Como se tratavam de racers, geralmente o berço do chassi era modificado para abrigar um motor maior. No passado, as marcas britânicas eram as mais escolhidas para as modificações. Hoje as japonesas também entraram na lista para as transformações e lançamentos. Como exemplos vemos a Kawasaki Z900 RS e a Triumph Thruxton R, nascidas com todo o estilo de fábrica!
Semelhante às cafe racer, as motocicletas brat têm como destaque o estilo voltado à onda clássica. São características os pneus volumosos, farol pequeno e assento de dois lugares mais largo.
As brat tem como origens a mesma época que as cafe racer. São motos que viram a cabeça principalmente do público japonês e dos Estados Unidos.
As scramblers surgiram quando proprietários começaram a modificar as motos de uso diário para aguentar as trilhas de terra. Uma cafe racer adaptada ao off-road? Porque não! São modelos com visual retrô. Isso porque a tendência começou na década de 60, antes de existirem as motos trail.
Com pneus de lama e modificadas, as novidades encaravam a terra e escalavam montanhas longe do asfalto. Logo em seguida, já eram tendência para lazer e competições em circuitos fechados. Marcas como a Triumph e a italiana Ducati são referência no estilo.
O nome bobber surgiu do termo “bobbing” tendo raízes nas corridas de cavalo. Entre as suas características está o banco baixo frente a altura do guidão. A ausência de para-lamas torna por completar a impressão de que o piloto conduz um “cavalo sobre rodas”.
Esse estilo surgiu nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, quando ex-soldados montavam motocicletas ágeis e leves para enfrentar as europeias. Assim, os clássicos modelos da Indian e Harley eram despidos e modificados. Por fim, entre as referências de fábrica atuais temos a britânica Triumph Bonneville Bobber.
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