A marca Buell tem uma história recente em cheques. O fabricante de motocicletas fundado por Erik Buell era conhecido por bicicletas inovadoras, embora ligeiramente peculiares, que remontavam à década de 1980. Harley Davidson comprou a participação majoritária na Buell durante o final dos anos 90, mas a crise financeira nos anos noughties basicamente forçou a HD a fechar a marca, mantendo o nome, mas deixando a produção de bicicletas Buell.
Várias encarnações das bicicletas Buell originais vieram e foram, primeiro com Erik de volta com alguns de seus ex-colegas fazendo bicicletas de corrida puras sob a bandeira da Erik Buell Racing. Essa empresa faliu, foi comprada, mas uma empresa de ativos e se tornou a EBR que meio que se confundiu e tentou correr na série AMA.
No ano passado, no entanto, eles finalmente arrebataram a marca da Harley e, desde então, partiram a produzir bicicletas na mesma veia original, ou seja, peças de engenharia ligeiramente loucas, mas fascinantes sobre duas rodas.
A foda Baja DR usa uma versão desafinada desse motor de porcas para se orgulhar de ser “a bicicleta suja de produção mais rápida do mundo” com 175 cv e 101 libras-pés de torque “dando aos pilotos a liberdade de ir a qualquer lugar do mundo, mais rápido” – com esses números é difícil duvidar disso.
Diz-se que o Baja DR também é baseado no hillclimber Buell 1190 HCR – o braço oscilante estendido de comprimento variável o torna perceptível – que é, sim, você adivinhou, uma máquina bastante louca em si e sendo disputada para o sucesso na série AMA Hillclimb de Logan Cipala.
O motor aparafusa uma estrutura de tubo de aço treliça com suspensão dianteira e traseira WP de longo curso e uma distância entre eixos bastante longa, ajustável de 66” a 70”, condizente com uma bicicleta Baja e não muito diferente das antigas bicicletas BMW HP2.
Buell está aceitando pedidos no Baja, ao preço de US$ 19.995 (£ 15.200), com a produção planejada para começar em 2023.
Tipo de Motor: ET-V2: 72° V-Twin, Refrigerado a Líquido, Quatro Tempos
Furo x Curso: 4,17 pol. x 2,66 pol. (106 x 67,5 mm)
Deslocamento: 72,6 pol. cu. (1190cc)
Taxa de Compressão: 13,4: 1
Entrega de Combustível: Injeção eletrônica de combustível com 2 injetores de porta e 2 injetores de chuveiro
Exaustão: Corrid
Pico de torque: 101,6 pés-lb. @ 8200 rpm (137,8 Nm @ 8200 rpm)
Potência máxima: 185 cv a 10.600 rpm
Trem de força
Acionamento primário: Acionamento de engrenagem 36/6
Acionamento Final: Corrente de anel Z 520, 16/41
Embreagem: Atuação hidráulica, chinelo operado a vácuo
Dimensões
Comprimento total: 100 pol. (2540mm)
Largura total: 17 pol. (431mm)
Altura total: 48 pol. (1219mm)
Altura do assento: 38 pol. (965 mm
Distância ao solo: 12 pol. (304mm)
Peso (molhado, sem combustível): 355 libras (161 kg)
Chassi
Estrutura: Estrutura de tubo de aço
Swingarm: Estendido
Suspensão dianteira: WP, garfos dianteiros invertidos
Suspensão Traseira: WP, choque único com ligação
Mais informações: www.buellmotorcycle.com
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…