Os quadriciclos tem lá suas semelhanças com as motos. Não surpresa, fabricantes como a Honda, Yamaha e Kawasaki já exibiram seus modelos de quatro rodas. No entanto, fica a pergunta: quadriciclo pode andar nas ruas da cidade? Vamos conferir o que diz legislação.
Quadriciclos na rua, pode ou não?
A Resolução 573 de 2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu as exigências de circulação e segurança dos veículos denominados quadriciclos. De fato, a circulação destes pode ocorrer em vias urbanas, ficando restrito aí.
Enquanto é proibida a circulação em rodovias federais, estaduais e do Distrito Federal. Mas atenção! A resolução define uma série de normas a serem atendidas pelos veículos e condutores.
Entre as regras, os quadriciclos devem ser registrados e licenciados para poder circular. Além disso, devem ser emplacados na traseira, assim como as motocicletas. E os condutores precisam ser habilitados na categoria “B”. É obrigatório o uso de capacete e viseira, sendo proibido o transporte de crianças menores de 7 anos.
Com isso, não é surpresa observar que muitos dos quadriciclos disponíveis no mercado não cumprem as exigências para serem emplacados ou mesmo circular nas ruas! Se você está pensando em comprar um, fique esperto.
Grande parte não pode rodar nas ruas
A Honda, por exemplo, dispõe apenas do modelo TRX 420 FourTrax em seu catálogo de produtos, vendido a partir de R$ 36.240. No entanto, a fabricante reforça que o veículo não se enquadra na possibilidade de rodar em vias urbanas.
O quadriciclo não roda tanto pelas suas características de projeto – como pneus inadequados ao asfalto – quanto pela ausência de aparatos obrigatórios. Falta o sistema completo de iluminação/sinalização, entre outros aspectos relativos à documentação legal.
Outra marca, a CFMoto, dispõe de modelos como o CForce 450S, custando na faixa dos R$ 30.000. Como destacado pela fabricante, o veículo não pode ser emplacado, portanto, não roda em ruas urbanas. No entanto, por não ter registro, também não paga IPVA.
Quadriciclo parece moto, mas não é…
Nota-se então que os quadriciclos emplacados são para usos muito específicos, como forças de resgate e segurança. Mas se não rodam nas ruas, para que servem então esses veículos? Bem, os quads podem muito bem servir como lazer em sítios, parques fechados e por que não encarar o trabalho dentro de uma fazenda.
Mas antes de guiar um é preciso perceber que os quadriciclos têm características bem próprias. Tem quatro rodas, mas não não são carros, e apesar de ter guidão e levar o condutor montado, também não são motos.
Além disso, têm centro de gravidade mais elevado, bitolas estreitas e em geral uma curta distância entre-eixos. Sem falar dos pneus off-road. Isso indica que eles pedem uma condução bem diferente… Nem por isso menos divertida, mas voltada especialmente ao fora de estrada!