Mais de 17 mil motocicletas foram roubadas somente no estado de São Paulo entre janeiro e julho deste ano. Isto considerando apenas motos que tenham seguro privado.
A estatística da maior metrópole do país assusta a qualquer motociclista. Com isso, resolvemos olhar mais a fundo e saber mais detalhes, além de descobrir qual a moto mais roubada do Brasil.
No estado mais populoso do país, São Paulo, a frota de motos beira as 5 milhões. Destas, 17.957 foram roubadas ou furtadas somente no primeiro semestre de 2021. Pode até parecer pouco frente ao total que circula nas ruas, mas é um número equivalente à população da cidade nascente do rio Tietê, Salesópolis.
Além disto, significa 85 sinistros de furto ou roubo por dia, média de 3,5 a cada hora. Se preferir, podemos dizer que no estado de São Paulo uma moto é roubada a cada 17 minutos.
Destes registros, a maior parte dos crimes ocorreu na capital. Outro dado que pode ser conferido, é que diferente do que acontece com carros, no caso das motocicletas grande parte dos modelos sinistrados tem até dez anos de uso. Com isso, percebe-se que os ladrões focam em motos mais novas.
Todas estas informações foram apuradas pela Ituran, uma empresa de rastreamento veicular, com base em dados atribuídos à Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. Além disso, a companhia listou as dez motocicletas mais roubadas ou furtadas no Estado de São Paulo durante o primeiro semestre do ano.
1 – Honda CG 160 – 3.460 unidades
2 – Honda CG 150 – 2.252
3 – Honda CG 125 – 1.798
4 – Yamaha Fazer 250 – 927
5 – Honda PCX 150 – 877
6 – Honda CBX 250 Twister – 849
7 – Honda XRE 300 – 738
8 – Honda CB 300R – 409
9 – Yamaha Factor YBR125 – 392
10 – Honda Lead 110 – 207
É claro que a Honda CG 160 é a moto mais roubada do Brasil em números totais, afinal também é (de muito longe) o modelo mais vendido por aqui. Só em 2021 ela já emplacou mais de 280 mil unidades, sendo que pouco mais de 1 milhão de motocicletas já foram comercializadas no calendário.
Por isso é equivocado dizer que ‘a CG é a moto mais visada para roubo’, umas vez o grande número de sinistros se dá pela imensa quantidade circulante do modelos nas ruas. Vale lembrar que ela chegou a registrar a marca de uma unidade vendida a cada 40 segundos!
Para uma avaliação mais correta, devemos então avaliar a proporção de motos expostas nas ruas e os registros de sinistros. Sempre lembrando que uma amostra pequena pode enganar.
Por isto citamos aqui dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Ela tem em seu sistema estatísticas de roubos/furtos de veículos segurados no mercado brasileiro. O valor do índice de roubo é obtido pela divisão entre o número de sinistros ocorridos e o número de veículos expostos (segurados) na região de ocorrência do sinistro.
Desta forma, os índices apresentados foram apurados a partir das apólices vigentes e dos sinistros ocorridos. Tudo isso informado pelo mercado segurador no último envio semestral dos dados de seguro de automóveis e motos. Um ponto negativo da fórmula é não citar modelos específicos, apenas marcas e porte das motos. Por exemplo, ‘Honda de até 450 cc’.
O objetivo, segundo o órgão, é manter o consumidor informado, dando transparência à operação de seguros. Além disso, os números servem de baliza para os preços praticados no mercado de veículos segurados. Lembrando que a SUSEP é uma autarquia da Administração Pública Federal Brasileira, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros e resseguros no Brasil.
No âmbito dos seguros, ela fiscaliza tanto os privados como os públicos obrigatórios, tais como o DPVAT. Atualmente a composição dos mercados supervisionados pela SUSEP possui 123 Sociedades Seguradoras e 119 Resseguradoras.
Entre as motos com seguro, o maior número de registros no país, segundo dados da SUSEP, apontou as motos da Honda e de até 450 cc como as mais envolvidas em caso de sinistro. Mas, as Yamaha de até 450cc tomam a ponta ao considerarmos a proporção de motos nas ruas e unidades roubadas.
Modelo | (*) Índice de Roubos/Furtos (%) | Veículos Expostos | N° de Sinistros |
HONDA MOTOS ATÉ 450CC | 2,367 | 185.301 | 4.387 |
YAMAHA MOTOS ATÉ 450CC | 2,661 | 60.917 | 1.621 |
BMW – MOTOS TODAS | 2,114 | 15.938 | 337 |
HONDA MOTOS ACIMA DE 450CC | 1,611 | 16.572 | 267 |
SUZUKI MOTOS ACIMA DE 450CC | 1,73 | 9.017 | 156 |
Em estados como o Amazonas, Bahia e na capital federal Brasília, as motocicletas da Honda até 450 cc são as que apresentam os maiores registros de furto e roubo. O mesmo pode ser observado em estados como o Rio Grande do Sul. No entanto, a marca japonesa não apresenta os maiores índices de sinistros, segundo dados da SUSEP. Isso, claro, devido à grande quantidade de motos da marca nas ruas.
Já em grandes centros urbanos como a região metropolitana de São Paulo, vemos o seguinte registro, levando em consideração a quantidade exposta e com seguro:
Modelo | (*) Índice de Roubos/Furtos (%) | Veículos Expostos | N° de Sinistros |
HONDA MOTOS ATÉ 450CC | 7,249 | 21.162 | 1.534 |
YAMAHA MOTOS ATÉ 450CC | 5,28 | 17.841 | 942 |
DAFRA | 3,079 | 3.703 | 114 |
HONDA MOTOS ACIMA DE 450CC | 3,284 | 3.045 | 100 |
SUZUKI MOTOS ACIMA DE 450CC | 3,18 | 2.390 | 76 |
Já na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro vemos um panorama diferente, frente ao número total de motocicletas expostas e cobertas com seguro. Um detalhe interessante de notar é a quantidade relativamente baixa de sinistros dos modelos Harley-Davidson, frente ao seu número elevado encontrado.
Modelo | (*) Índice de Roubos/Furtos (%) | Veículos Expostos | N° de Sinistros |
YAMAHA MOTOS ATE 450CC | 6,363 | 5.076 | 323 |
HONDA MOTOS ATE 450CC | 4,543 | 3.895 | 177 |
HARLEY-DAVIDSON MOTOS – TODAS | 0,358 | 1.398 | 5 |
BMW – MOTOS TODAS | 4,77 | 880 | 42 |
HONDA MOTOS ACIMA DE 450CC | 6,417 | 607 | 39 |
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