Se você gostou da raríssima Kawasaki dos anos 1990 que foi a leilão recentemente vai adorar conhecer esta Honda, tão linda e rara quanto a japonesa verde. É uma superesportiva numerada, fruto de uma curta edição especial que derivou diretamente dos protótipos usados pela marca no Mundial de MotoGP e que jamais rodou em ruas ou pistas.
É fácil entender que essa não é uma RC213V-S qualquer. E é por isso que a casa de leilões francesa Artcurial espera vendê-la por algo entre 200 mil e 300 mil euros, algo entre R$ 1,1 milhão e R$ 1,7 milhão. Para comparação, a moto Honda 0km mais cara à venda na França atualmente é a versão topo de linha da Gold Wing, que custa ‘apenas’ 27.899 euros – aproximadamente R$ 162 mil.
Não é fácil uma moto custar tão caro. A atual geração da superbike CBR 1000RR-R, por exemplo, sai por simbólicos 27 mil euros (na França) mesmo em sua versão limitada em homenagem aos 30 anos do modelo. Com a grana da RC seria possível comprar até 11 destas.
Mas também não estamos falando de uma moto comum. A RC213V-S foi lançada pela Honda em 2015 como uma versão de rua do protótipo usado por Dani Pedrosa e Marc Márquez na MotoGP (que faturou os títulos de 2014 e 2016), usando apenas componentes das mais altas especificações em cada milímetro de sua estrutura. Assim, na época uma 0km custava 188 mil euros.
E era uma série especial, claro. Foram produzidas apenas 150 (!!) unidades, que saíram da fábrica das motos Honda no Japão direto para as garagens de clientes super especiais. Algumas ainda receberam um Sport Kit que adicionava uma série de itens – ainda mais – exclusivos ao modelo e, de quebra, fazia sua potência saltar de 159 para 215 cavalos. Já o peso era reduzido em 10 kg, totalizando 160 kg.
Naturalmente, a rara Honda que vai a leilão é uma dessas. Numerada com o carimbo 112, essa unidade ganhou as ruas já com o Kit. Ou quase isso, afinal ela jamais percorreu um quilômetro sequer. Seu hodômetro está zerado, como se ainda estivesse no show room.
Entre todos os componentes, o motor recebe destaque especial. É uma usina de quatro cilindros em V e 999 cm³, com as mesmas medidas e arquitetura da moto acelerada na MotoGP. A caixa de câmbio e o chassi também vieram diretamente do protótipo de corrida.
Suas rodas foram fundidas em magnésio e são paradas por um eficiente sistema de freios assinado pela Brembo. Já as suspensões vieram da Öhlins, com modelos TTX25 e TTX 36. As carenagens ostentam o logo da Honda Racing Corporation e prestam uma homenagem ao Japão.
Veja também:
Interessado em levar para casa esta rara moto Honda ou pensando em indicá-la a um afortunado amigo? Informe-o que a RC 213 estará no lote 326 da ArtCurial, no leilão que vai ao ar dia 18 de março. Você também pode acompanhar os lances no site. Boa sorte.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…