Esqueça o atual campeão Fabio Quartararo (20, Yamaha), o multicampeão Marc Márquez (93, Honda) ou qualquer outro favorito. A primeira etapa da MotoGP 2022 foi dominada por novos nomes, criando um pódio improvável.
Enea Bastianini (23, Ducati) venceu sua primeira corrida na categoria rainha, acompanhado por Brad Binder (33, KTM) na segunda posição e Pol Espargaró (44, Honda) com o bronze. A prova rolou no circuito de Losail, no Qatar, na primeira das 21 etapas previstas para a temporada.
MotoGP 2022 começa com tudo
Que corrida! Dentre todos os acontecimentos que aconteceram ao longo das 22 voltas, destaque ao trabalho de Bastianini e de Espargaró. Pol fez uma corrida brilhante, largando da segunda fila e tomando a ponta logo nos primeiros metros. Em breve ele abriria mais de um segundo de vantagem sobre os demais e acelerava para o que seria sua primeira vitória pela MotoGP – e pela Honda, claro.
Things you just love to see ?#QatarGP ?? pic.twitter.com/zZCBtuYR0l
— MotoGP™? (@MotoGP) March 6, 2022
Mas Enea estava em seu caminho. Talentoso, o italiano de 24 anos soube extrair o máximo desempenho de sua poderosa Ducati. Assim, manteve-se entre os ponteiros nas primeiras voltas, assumiu e a segunda posição e atacou e então líder na reta principal, se beneficiando da potência inalcançável da Ducati.
E foi assim que Bastianini tomou a ponta, a 4 voltas da bandeirada. No instante seguinte Pol tentou atrasar a frenagem para dar o troco e recuperar a posição na curva 1, mas acabou errando a trajetória da curva e perdendo uma posição. Coube a Enea ‘apenas’ administrar a vantagem até o momento da bandeirada.
Lap1 of 2022 complete!!! ✅@polespargaro leads across the line AND bites back! ?#QatarGP ?? pic.twitter.com/FDWNVN9a1r
— MotoGP™? (@MotoGP) March 6, 2022
Como fica a temporada
Bastianini abre a temporada com o pé direito, diante de um resultado não menos grandioso de Binder e de Pol. Afinal, todos somaram pontos que podem se mostrar decisivos ao longo das próximas etapas. E ainda há muito pela frente, pois teremos em 2022 a temporada mais longa da história do Mundial, com 21 corridas.
A próxima etapa acontece no dia 20 de março, na Indonésia. Esta será a primeira vez que a MotoGP desembarca no circuito Pertamina Mandalika. É uma pista curta e travada, com 4,3 km, 17 curvas e apenas 507 metros na reta mais longa. Como nunca houve prova por lá, fica ainda mais difícil antecipar favoritos.
Veja também:
Resultado MotoGP 2022 Qatar – 1ª etapa
1 – EneaBastianini (23, Ducati)
2 – Brad Binder (33, KTM)
3 – Pol Espargaró (44, Honda)
4 – Aleix Espargaró (41, Aprilia)
5 – Marc Márquez (93, Honda)
6 – Joan Mir (36, Suzuki)
7 – Alex Rins (42, Suzuki)
8 – Johann Zarco (5, Ducati)
9 – Fabio Quartararo (20, Yamaha)
10 – Takaai Nakagami (30, Honda)
11 – Franco Morbidelli (21, Yamaha)
12 – Maverick Viñales (12, Aprilia)
13 – Luca Marini (10, Ducati)
14 – Andrea Dovizioso (4, Yamaha)
15 – Remy Gardner (87, KTM)
16 – Darryn Binder (40, Yamaha)
17 – Fabio Di Giannantonio (49, Ducati)
18 – Raul Fernandez (25, KTM)
OUT
Alex Márquez
Francesco Bagnaia
Miguel Oliveira
Marco Bezzechi
Jorge Martin
Jack Miller