A MotoGP encerra neste fim de semana a temporada 2021, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência. Também nesta corrida, Valentino Rossi, depois de 26 anos na categoria, deixará as pistas do Mundial de Motovelocidade.
A MotoGP já conhece o campeão de 2021. Fabio Quartararo com sua Yamaha encerrou a disputa pelo Mundial de Pilotos, ainda no GP da Emilia Romagna em Misano.
A penúltima etapa, em Portimão, apenas definiu o Top 3 da categoria na temporada. O francês Quartararo, como já sabemos levou o caneco, o vice-campeonato ficou com Francesco Bagnaia da Ducati. Em terceiro, está o campeão de 2020 da Suzuki, Joan Mir, que não pode mais ser alcançado pelo colega de equipe de Bagnaia, Jack Miller, atualmente em quarto.
Outro campeonato que já está decidido é o de Construtores, depois da Ducati garantir o título no último domingo. Mas os italianos ainda podem ir além, faturando o Mundial de Equipes. Neste, a Ducati tem atualmente vantagem para a Yamaha, são 392 contra 364 pontos. Vamos aguardar para ver…
Com dois dos três títulos já definidos, as atenções da corrida vão estar voltadas para a despedida de Valentino Rossi da MotoGP. O Doutor fará neste domingo sua última prova como piloto da categoria master do motociclismo mundial.
Desde que anunciou sua aposentadoria, o italiano vem recebendo homenagens. Depois de se aposentar da série de motos, ele deve focar esforços em provas de endurance com carros GT, a partir do ano que vem.
Para os fãs do eterno número #46, infelizmente a pista deste fim de semana não traz um dos melhores históricos de Rossi em ação. O piloto teve apenas duas vitórias em Valência pela MotoGP, sendo a última em lá em 2004. Neste ano, o italiano teve o seu melhor resultado em casa, quando chegou em um discreto décimo lugar em Misano.
Veja também
Outra história que vai chamar a atenção neste fim de semana é a ausência de Marc Márquez. O hexacampeão da Honda não disputou o GP do Algarve, devido a uma concussão sofrida na semana anterior, e ficará de fora novamente.
No entanto, agora ele está enfrentando os mesmos problemas de visão que teve em 2011. Na época o espanhol caiu em Sepang, enquanto disputava a Moto2, tendo um pedaço de brita avariando um nervo em seu olho. Devido a isso, nada de voltar a pista em Valência.
Márquez deve ser novamente substituído pelo piloto de testes da Honda, o alemão Stefan Bradl. Uma pena para os fãs da MotoGP, que não verão Márquez e Rossi alinhados no circuito novamente, uma dupla que já levantou faísca no asfalto da categoria.
Teremos mais uma transmissão da MotoGP na televisão brasileira. O trabalho fica à cargo da Fox Sports, canal de tv por assinatura – e do serviço de streaming Star +. A emissora do Grupo Disney irá acompanhar ao vivo diversos momentos da programação do final de semana, incluindo os classificatórios de sábado e as corridas do domingo na íntegra.
Sábado (Classificatórios)
08h35 / 09h15 – Classificação Moto3
09h30 / 10h00 – Treino Livre 4 MotoGP
10h10 / 10h50 – Classificação MotoGP
11h10 / 11h50 – Classificação Moto2
Domingo (Provas)
07h00 – Moto3
18h20 – Moto2
10h00 – MotoGP
(Programação de acordo com o horário de Brasília)
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…