A Yamaha pode estar trabalhando em novos modelos para o seu catálogo. No exterior, recentes pedidos de marca registrada aumentam a expectativa de que os japoneses lançarão em breve uma naked ou esportiva. Estamos falando das possíveis inéditas R9, XSR 1000 ou atualização da exótica Niken.
Yamaha registra novas motos no exterior
A Yamaha YZF-R6 saiu de linha em novembro de 2020, junto de mais 4 modelos. Para preencher esse vazio na linha de esportivas, foi lançada a nova R7, baseada na naked MT-07. No entanto, o modelo não corresponde ao pedigree de desempenho da saudosa R6.
Levando isso em consideração, no exterior já se especula que a marca dos diapasões vai preencher a lacuna entre a R7 e a R1 com uma nova R9, baseada na naked MT-09. Além disso, recentes registros de propriedade têm alimentado essa teoria entre os fãs e a imprensa.
De acordo com os documentos, a fabricante registrou um modelo RN82 e um RN83. Para ficarmos a par do que pode surgir, vamos conferir os códigos internos que a Yamaha usa para indicar o segmento, e a capacidade dos modelos.
V – representa uma cruiser;
D – significa um modelo adventure;
R – distingue uma esportiva ou naked;
M – motos entre 600-750cc;
N – motos de 750-1.000cc;
P – modelos acima de 1.000cc.
Veja também:
Nova Yamaha R9 e XSR 1000?
Para contextualizar o padrão de siglas internas da Yamaha, a YZF-R1 de 1998 carregava o codinome de RN1. Enquanto a XSR 900 de 2022 estava sob o título de trabalho de RN80. No entanto, mesmo levando em consideração o sistema de nomes da marca, não se sabe exatamente o que pode vir. Ambos os motores CP3 (889cc) da MT-09 e CP4 (998cc) MT-10 caem entre a faixa de 750-1000cc, da categoria “N”.
Mas dados os recentes registros, acredita-se que um dos modelos será a esportiva R9. A linha MT-09 contém o modelo padrão e uma variante SP de especificação superior. Com isso, a fabricante poderia criar uma R9 SP, entre outras possibilidades.
Enquanto isso, o segundo modelo deixa ainda mais dúvidas. Vejamos, a MT-09, XSR 900 e Tracer 9 GT são equipadas com o motor CP3 de 889cc atualizado. Já o exótico Niken ainda tem a motorização CP3 mais antiga, de 847cc.
Então, se a Yamaha não atualizar o seu veiculo de três rodas, a designação “N” deixa espaço para uma XSR 1000 com motor CP4. Ou por que não até mesmo uma esportiva R10? São muitas possibilidades e, infelizmente, ainda teremos que esperar um pouco para saber o que a marca trará ao mercado.