A atuação da Dafra no Brasil se dá através de parcerias com grandes fabricantes asiáticas, especialmente as indiana TVS e taiwanesa Sym. E foi esta segunda quem revelou uma novidade que seria muito bem-vinda no Brasil.
A marca apresentou o inédito Joyride 300 no EICMA, o Salão de Milão, na semana passada. Caso viesse ao país como um scooter Dafra, o modelo poderia colocar a marca de volta à briga dos médios, fazendo frente ao Yamaha XMax. Já pensou?
Scooter Dafra e a liderança no mercado
Fabricado pela Sym, o Citycom veio ao país em 2011 e logo se tornou um dos produtos mais consolidados entre os scooter Dafra no Brasil. Foi líder entre os scooter médios por um bom tempo, encontrando no Kymco Downtown um rival à altura nos últimos anos.
Entretanto, a Yamaha deu fim ao reinado da Dafra quando trouxe o XMax, em 2020. Com um produto novo no mercado e rede de concessionários melhor estruturada, a japonesa emplacou mais de 3.100 unidades no calendário, contra 1.120 do Dafra, 265 do Downtown e 844 do Honda SH 300i. Assim, trazer o renovado Joyride 300 poderia ser uma chance da Dafra voltar a crescer na categoria.
Veja também:
Como é o Joyride 300
O novo scooter 300 é muito mais que uma atualização do Joyride 200, à venda há algum tempo no exterior. É um produto novo, pensado para brigar com concorrentes de peso como Yamaha XMax e BMW C 400 GT, por exemplo.
E para isto ele tem seus trunfos. Apesar da proposta voltada ao uso em qualquer situação, inclusive viagens, ele tem design esguio e anguloso, apostando na sensação de esportividade. Assim, suas dimensões também são levemente mais compactas que os rivais.
O motor é um monocilíndrico, arrefecido a líquido, de 280 cm³. Ele entrega 26 cv de potência e 2,8 kgf.m de torque máximos, a 8.000 e 6.000 rpm. São números um degrau acima dos do XMax, que oferece 22,8 cv e 2,5 kgf.m.
Já nos itens de série este ‘possível futuro scooter Dafra’ traz pacote próximo ao dos demais. Há sistema smart key, painel em LCD de fácil uso, grande compartimento sob a carenagem – e com uma tomada USB, para-brisa ajustável em duas posições e iluminação full LED. Por fim, um generoso espaço sob o banco, suficiente para dois capacetes e mais alguns objetos.
Preço do novo ‘scooter Dafra’
A Sym ainda não confirmou quanto seu novo scooter de 300cc vai custar, apenas que chegará aos mercados europeus e asiáticos nos primeiros meses de 2022. Caso seja mais um fruto da parceria entre as duas marcas, a Dafra deve trazê-lo ao Brasil nos meses seguintes.
Enquanto não traz novidades, o catálogo de scooter Dafra segue com quatro opções. No primeiro degrau está o Cruisym 150, último a chegar por aqui, seguido pelas duas versões do Citycom, 300 CBS e HD 300. No topo da lista há o conhecido Maxsym 400, à venda no Brasil desde 2015.
Quanto custam os scooter Dafra |
||
Modelo | Preço Sugerido | Preço FIPE |
Cruisym 150 | R$ 15.490 | R$ 14.478 |
Citycom 300 CBS | R$ 23.690 | R$ 23.575 |
Citycom HD 300 | R$ 24.990 | R$ 24.258 |
Maxsym 400 | R$ 34.490 | R$ 33.405 |
Caso o Joyride 300 seja um futuro scooter Dafra à venda por aqui, deve apostar na tradicional receita ‘mais por menos’, oferecendo um produto de qualidade a um preço abaixo dos principais concorrentes. Atualmente, o XMax tem preço sugerido de R$ 27.290. Além disso, ainda esperamos a vinda do Honda Forza 350. É uma bela briga.