A Honda confirmou a aposentadoria de dois de seus modelos. Estamos falando dos scooter SH 150i e SH 300, que não fazem mais parte do catálogo da marca desde este início de 2022.
A informação foi oficializada pela marca e antecedida por uma série de pequenos indícios, como a redução gradativa nos emplacamentos ao longo de 2021. Na ocasião, as vendas da 150 caíram de cerca de 300/mês para menos de 50/mês, apontando que eles havia sido descontinuada na fábrica e as lojas vendiam apenas as unidades remanescentes em estoque.
Scooter Honda: marca aposenta SH 150i e SH 300
Segundo a Honda, a retirada dos dois modelos do catálogo foi estratégica. O objetivo é fortalecer as vendas dos PCX e Elite 125, principais representantes da marca na baixa cilindrada. Já o SH 300 dará espaço ao Forza 350, aguardado desde o ano passado e que deve chegar ao longo dos próximos meses.
Scooter SH no Brasil
A SH é uma das linhas mais tradicionais de scooter na Europa, com décadas de mercado. Via de regra, são modelos que aliam tecnologia atual a um design comedido, discreto, sem apelar para esportividade ou embarcar em novas tendências.
Se esta filosofia conservadora dá certo por aqui com produtos como a Biz, o mesmo não aconteceu com os SH. Os 150i e 300 nunca decolaram em vendas. Para se ter um comparativo, o SH 150i levou cinco anos para emplacar menos unidades que o PCX vendeu em apenas 9 meses de 2021.
Vendas Honda SH no Brasil |
||
Ano | SH 150i | SH 300 |
2016 | – | 388 |
2017 | 2.458 | 769 |
2018 | 6.042 | 991 |
2019 | 4.916 | 617 |
2020 | 3.804 | 844 |
2021 | 2.159 | 410 |
Total | 19.379 | 4.019 |
Já o desempenho do SH 300 foi ainda menos surpreendente. Lançado um ano antes do irmão menor, seu design nunca empolgou. Além disso, o preço era proibitivo para muitos que vinham de scooter menores e ele ainda tinha alguns pontos negativos, como o imenso parabrisa que logo se tornaria motivo de piada. Assim, nunca ameaçou a liderança dos Dafra Citycom e, depois, Yamaha XMax.
Veja também:
Preços dos scooter Honda 150 e 300
Com a aposentadoria, a tendência é que haja desvalorização destes scooter Honda de 150 e 300 cilindradas, especialmente nas unidades remanescentes nas concessionárias. Assim, pode ser uma boa oportunidade para quem procura um scooter usado.
Mas porquê? Porque são modelos confiáveis e bem equipados. O SH 150i tem freios ABS nas duas rodas, computador de bordo, smart key (partida sem chave), tomada 12v, porta luvas na carenagem e porta-objetos para um capacete sob o banco. Tudo isso desde 2017, quando chegou ao país.
Já o 300 tem os mesmos itens de série e também preserva o design sóbrio, mas elegante. Seu principal diferencial está na força do motor, um monocilíndrico de 279 cm³, arrefecimento a líquido e duas válvulas por cilindro (SOHC). Assim, gera 27 cv a 8.250 rpm e 2,7 kgf.m a 6.000 rpm de potência e torque máximos. No SH 150i são 14,7 cv e 1,4 kgf.m, com motor de 149,3 cm³.
Preço dos SH 150i e SH 300
Interessado em comprar um scooter Honda SH? Como dissemos, há uma tendência natural para que seus preços caiam progressivamente ao longo dos próximos meses, graças a aposentadoria da linha.
Por enquanto, um SH 150i custa cerca de R$ 12.360 (Fipe) até R$ 15.742, nos modelos 2017 e 2021. Já o 300 parte de aproximadamente R$ 17.130 em seu modelo 2017 até os R$ 26.124 de um 2021.