MXPress
Categories: Treinamento

Scooters elétricas: veja vantagens e como escolher a sua

MXPress

De acordo com pesquisa do Fenabrave, entidade nacional que monitora a venda de veículos automotores, as motos elétricas vêm conquistando espaço no mercado. Hoje já se vende mais motos e scooters elétricas por ano que Harley Davidson segundo dados da entidade. Tendência no mundo, a mobilidade e versatilidade, junto a autonomia e sustentabilidade vem atraindo grande parte dos brasileiros.

Mas por que os consumidores estão optando por motos e scooters elétricas?
Diferentemente dos carros, as baterias das motos podem ser carregadas em qualquer tomada e em qualquer lugar por serem portáteis e fáceis de carregar.

Com o aumento do preço de combustível, financeiramente acaba sendo mais viável utilizar veículos a bateria, visto que alguns modelos custam menos de R$1,00 por recarga e garante uma autonomia de 30km. Alguns modelos de moto a combustão, por exemplo, chegam a fazer de 22 a 24,5 km por litro de gasolina, 6 vezes mais que que os modelos elétricos.

Consciência social: devido a diversos problemas climáticos que o mundo e o Brasil vem enfrentando, e cada vez mais políticas públicas apoiam o desenvolvimento do setor, as pessoas vem mudando a consciência referente a motores a combustão. A preocupação com o meio ambiente vem se tornando uma moral cada vez mais na sociedade, e é o que está influenciando pessoas na decisão da escolha por elétricos.

As motos elétricas possuem um motor elétrico no lugar do motor a combustão interna. As baterias são utilizadas no lugar dos tanques. Há no mercado diversos modelos para todos os gostos e potências. O principal ponto a se avaliar em uma scooter antes de fazer a escolha é a potência do motor elétrico, que é medido em watts, e a capacidade de autonomia.

Elemovi, empresa especializada na produção e na comercialização de veículos elétricos, possui diversos modelos que vão desde bikes, scooters e triciclos. A Scooter HR5, por exemplo, possui 2.000 watts de potência do motor, isso faz com que o veículo chegue a velocidade máxima de 60 km/h. A bateria de lítio de 20Ah, dá uma autonomia de até 60km se utilizados as duas baterias.

Leves, as scooters pesam 73 kg e tem capacidade de carga de até 150kg. Roda de liga leve, freios a disco, amortecedores traseiros e dianteiros além de interatividade no painel, deixam o modelo completo.

Outra vantagem competitiva dos modelos da Elemovi é o baixo custo de manutenção, comparado a veículos tradicionais. Como não há troca de óleos, filtros, ele acaba possuindo menos peças que necessitem trocas. A facilidade em estacionar scooters no dia a dia em grandes centros urbanos também chamam a atenção. Além de ser um alívio em trânsitos, para trajetos rápidos.

As scooters da Elemovi, são homologadas e podem ser emplacadas normalmente, e não necessariamente exigem CNH. Para pilotar, basta ter uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), documento especificamente para esse tipo de veículo.



Portal MX

MXPress
mxpress

Recent Posts

GasGas apresenta gama de motocross 2023

Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…

2 anos ago

Ducati tem bike elétrica mais cara que Honda CB 500X

A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…

2 anos ago

GasGas terá 10 novas motos off-road em breve

Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…

2 anos ago

CN Motocross: Paulo Alberto vai competir em Lustosa

Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…

2 anos ago

Paulo Felícia, CN Enduro, Açores: “Uma boa prova a recordar os velhos tempos com o Gonçalo Reis”

Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…

2 anos ago

Saiba como foi o Aceleradas Experience 2022 & Eu piloto minha liberdade!

 A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…

2 anos ago
MXPress