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Teste: Honda Biz 125 surpreende pela economia

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Honda Biz, com tudo ela combina, só não combina com posto de gasolina!. Lembra desse jingle chiclete do lançamento da Biz 100, de 1998? Os números de consumo do último teste com a Biz 125 2022 provam que ele nunca foi tão atual.

Rodamos muito com ela ao longo da última semana, colocando à prova as características que fizeram da Biz um xodó nacional, como a versatilidade, comodidade e economia. E foi assim que, rodando no modo eco e dosando o punho, alcançamos médias acima dos 75 km/litro. Setenta e cinco.

 

Teste com a Honda Biz 125 2022

Pensada exclusivamente para o país, a Biz nasceu de um projeto arrojado, sendo representante nacional das pioneiras Honda CUB – Category Upper Basic. Em produção desde 1998, ela evoluiu e conta atualmente com as opções 125 e 110i.

Honda Biz 125 já no modelo 2022 foi testada pelo Motonline

Testamos o modelo, que já está em sua versão 2022 trazendo novos grafismos e cores. A disponível para avaliação foi a bicolor branca e azul. No entanto, permanecem as opções de tons perolizados em branco e também marrom. Além da nova adição em vermelho na paleta de cores.

Teste Biz 125 – Como é rodar com a Honda
Motor Dá conta do recado. Anda bem em aclives mesmo com garupa
Câmbio Ótimo, extrai bem a potência do motor com suas 4 marchas são ideais. O pedal para redução exige um tempo para se habituar
Consumo Economia é a palavra final, no entanto, tudo depende da tocada do condutor. Conseguimos registrar até 75 km/l!
Agilidade Muito fácil de pilotar, ainda mais com a embreagem semiatuomática. Foi feita para as cidades
Conforto Seu banco é grande e bem acolchoado, mas posição de pilotagem poderia ser mais natural. As suspensões atendem bem a proposta urbana
Freios Não sobra e nem falta, mas o traseiro poderia ser um pouco mais efetivo. Há sistema combinado CBS
Painel A tela é em LCD, blackout e com a funcional luz ECO. Falta apenas um conta giros e um indicador de marcha engatada para ajudar nas trocas
Acabamento Outro ponto forte da Biz 125 são suas peças de acabamento, com encaixes bem feitos e materiais de qualidade

Sistema de freio CBS da conta do recado, disco na frente, tambor atrás. Mas frenagem na roda traseira poderia ser melhor

Teste, a primeira impressão da Honda Biz 125

O motor da Biz 125 é um monocilindro, OHC, arrefecido a ar, de 124,9 cm³. O propulsor gera 9,2 cv de potência a 7.500 rpm e 1,04 kgf.m de torque a 3.500 rpm. O conjunto é dotado do sistema de alimentação PGM-FI, que pode receber gasolina e etanol em qualquer proporção.

Logo de vista, o primeiro ponto que chama a atenção são os pneus finos (60/100 dianteira) e (80/100 traseira) calçados nas rodas de liga leve grandes, aro 17 na frente e 14 atrás. Não passa muita segurança visualmente, mas ao pilotar o modelo em trechos urbanos foi possível perceber o quanto é capaz e versátil nesse ambiente. Tanto para enfrentar buracos, quanto para andar em corredores mais estreitos.

Honda Biz 125 tem pedalaria para redução de marchas, item que exige tempo para se ambientar

Como estamos habituados desde 1998, a Biz 125 não tem manete de embreagem, mas não se assuste! Logo que nos acostumamos com isso a sua condução se torna tranquila.

Mas essa Honda tem uma praticidade, o neutro é para cima e as outras marchas para baixo. A facilidade é que quando chegamos na quarta marcha é só dar um toque para baixo que ela volta para o neutro. Por fim, os controles da Biz são fáceis de acessar, no manete esquerdo temos farol baixo e alto, buzina e setas, nessa ordem. No lado esquerdo está o botão de ignição. Logo abaixo, o pedal de freio é bem posicionado.

Honda Biz 125 foi feita para a praticidade na cidade, tem conjunto compacto e econômico

Como é andar com a Biz 125

A Honda Biz 125 se dá muito bem na cidade, é leve e tem rodas grandes, proporcionando facilidade ao pilotar e desviar de obstáculos. Não é a rainha das curvas, porém também não deixa a desejar. O motor, como esperado, vibra um pouco, mas nada que incomode. Já na estrada o modelo é instável e leve leve demais. Até topa uma pequena viagem, mas está visivelmente fora de seu habitat.

É um modelo divertido de pilotar, ágil e curto. Não foi feito para oferecer conforto e potência para rodar longas distâncias nas estradas. Mas você pode fazer um bate e volta com a Biz 125. Para a praia por exemplo? Bem, a decisão é sua, mas se for não será o fim do mundo. A CUB anda bem em aclives mesmo com garupa.

Honda Biz 125 encara aclives e também pode levar garupa!

Veja também:

Biz 125: suspensão e freios

A suspensão é macia, com garfo telescópico na dianteira com 100 mm de curso. E apesar de ter conjunto parecido com O da Pop 110i, o braço oscilante na traseira tem 85 mm frente aos 83 mm da motoneta. Na prática, é mais confortável.

Tendo em vista que a Biz é um veículo urbano, 4 marchas são ideais, não sobra e nem falta. O câmbio é macio e preciso, sem embreagem. A dificuldade ficou por conta das reduções de marcha na pedaleira. Foi complicado alcançar o pedal na reduzida.

O freio dianteiro tem disco e o traseiro é a tambor, com sistema CBS – quando acionado o pedal a roda traseira freia um pouco também. Neste quesito, a frenagem atrás se demonstrou um pouco fraca, mesmo depois de ajustada a regulagem.

 

Honda Biz 125 tem a praticidade do modo Econômico no painel, mas não tem conta-giros ou marcador de marchas

O painel LCD é simpático quando ligamos e nos dá um Hello na tela totalmente digital. Ele tem hodômetro total e dois parciais, marcador de combustível e indicador de neutro. O indicador de eficiência faz seu trabalho instruindo uma pilotagem eficiente. No entanto, ficou faltando o conta-giros e marcador de marchas no painel.

A tomada embaixo do banco é muito bem-vinda, mas poderia ser uma entrada USB e não aquelas tipo acendedor de cigarro. O espaço embaixo do banco cabe um capacete fechado e o que mais entrar dentro dele, uma blusa por exemplo. No entanto, não coube um capacete escamoteável, deixou a desejar nesse ponto.

Porta objetos sob o banco poderia ser maior, mas comporta capacete fechado

Consumo da Biz 125 2022

A Biz 125 surpreendeu pelo seu bom consumo. Em condições ideais (rodando na cidade e obedecendo as trocas do modo eco), a Biz 2022 chegou a fazer 75 km com um litro.

Consumo Biz 125
Urbano e estrada 53 km/litro

Urbano
(maior parte com modo Economy ativado)

75 km/litro

Nossa primeira média de consumo com trechos urbanos e um pouco de estrada foi de 53 km/L. Já a segunda média, conferida e reconferida cuidadosamente, foi de honrosos 75 km/L. Isto na cidade e obedecendo ao modo Economy na maior parte do tempo. Claro que se você torcer o cabo, esticar as marchas e não se importar com detalhes (como situação do kit relação e calibragem dos pneus) dificilmente ela chegará neste número.

E a velocidade máxima? Ninguém compra uma Biz para estabelecer recordes de velocidade em desertos de sal, entretanto, ela pode acabar encarando rodovias esporadicamente e aí sim manter uma boa velocidade é fundamental. No nosso teste, o top speed da Biz 125 foi de 108 km/h.

Se você for muito gentil com a Honda Biz ela pode fazer medias de consumo impressionantes

 

Veredito: vale a pena comprar a nova Biz 125 2022?

Com mais de 4 milhões de motos produzidas, a Biz já comprovou sua qualidade ao mercado brasileiro há muito tempo. Além disso, mostrou entender bem as necessidades do motociclista urbano, que precisa de uma moto que equilibre economia, comodidade, conforto e facilidade de manutenção.

Assim, a Biz 2022 segue a receita que trouxe a CUB até aqui, com notas azuis em todos os quesitos citados acima. Diante da boa aceitação do mercado, é natural que ela seja valorizada. Uma 0km tem preço sugerido de R$ 11.590, mas acaba saindo por R$ 13.890 nas concessionárias, segundo a tabela Fipe. Versão de entrada, a Biz 110i sai por R$ 9.260 e R$ 11.436, respectivamente.



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