Já conhece o Harley TA Knucklehead, um triciclo com rodas do Jeep Willys desenvolvido para a Segunda Guerra Mundial? Uma raridade, mas que no entanto não chegou ao front de batalha. Décadas depois, uma das unidades restantes do projeto está à venda (em leilão) e nos ajuda a entender melhor essa história.
Apenas dezoito (!!!) desses protótipos do TA Knucklehead foram feitos pela Harley-Davidson, em 1941. Destes, apenas 7 trikes sobreviveram até a era moderna. Raridade mesmo! Eles foram criados para para a Segunda Guerra Mundial, feitos especificamente para uso militar. São uma variação de motocicleta projetado para o off-road, de fato um triciclo.
O desenvolvimento deste curioso veículo foi estimulado pelas máquinas de guerra, de três rodas, presentes na Europa. Estamos falando de modelos como a BMW R75 – uma clássica equipada com carro lateral (sidecar). Então, os norte-americanos queriam colocar em campo um meio de transporte próprio, mas semelhante.
Ao contrário da solução da BMW, o Harley triciclo nunca entrou em produção. Simplesmente o modelo não recebeu a aprovação do exército dos Estados Unidos na época. Ninguém sabe toda a história de por que isso aconteceu. Pode-se argumentar que existe a chance de que não era confiável.
Os mais maldosos podem ainda dizer que vazamentos de óleo e problemas de vibração excessiva foram os culpados… Mas de acordo com a história, a fabricante já teria apresentado solução. Curiosamente, a moto Harley-Davidson WLA foi a que recebeu o sinal verde para ir à combate.
Veja também:
A Harley-Davidson TA Knucklehead é equipada com um knucklehead twin em V de 68 polegadas cúbicas, capaz de produzir 40 cavalos de potência. Definitivamente com o motor maior também vieram rodas maiores. Basicamente, ele tinha o mesmo conjunto e pneus do Jeep Willys. O que significaria que poderia ter possibilitado uma troca fácil para os militares, no caso de necessidade.
Se alguém estiver situado nos EUA e se empolgou com a ideia de ter um dos raros protótipos militares em casa, esta pode ser a chance. De 25 a 29 de janeiro de 2022 um leilão em Las Vegas vai estar colocando um dos modelos à disposição. Tudo isso pelo mesmo leiloeiro que colocou à venda a moto do Batman e kart do Robin (autografados). Prepare o cartão, não deve sair barato!
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…