O filtro de ar é uma das partes mais simples da moto e, também, uma das mais importantes para o funcionamento correto dela. Ele impede que poeira, folhas, pedras e até areia entrem na câmara de combustão, o que pode causar sérios danos no seu motor. Devido à sua importância, o MX Action trouxe tudo o que você precisa saber sobre esse componente, além do jeito certo de limpá-lo e como colocar o óleo para mantê-lo perfeito para os treinos e competições. Veja!
O filtro de ar não precisa ser limpo ou trocado todas as vezes que pilota. Mas se você tem costume de participar de competições com muita sujeira e detritos, uma limpeza considerável após o uso pode ser bem interessante. Usar um horímetro pode ser uma boa ideia para saber o momento certo para fazer a manutenção do equipamento. Caso o filtro não seja limpo, ele pode danificar os pistões e até entupir o carburador. Um filtro bem tratado dura, pelo menos, 40 limpadas. Depois disso, a cola dele perderá a aderência.
Primeiramente, o filtro de ar da sua moto deve estar debaixo do banco. Ele é uma peça de papel, se for do tipo K&N, ou de espuma, caso seja mais comuns. No primeiro caso, é comum usar água e um tipo de solvente para higienizá-lo. No segundo, há um pouco mais de trabalho. Veja o que fazer:
Atenção! Limpe a caixa de ar onde fica o filtro. Use um solvente para remover graxa e óleo. Pode ser uma ideia bacana investir, também, em uma tampa para a caixa de ar, pois isso evitar que qualquer sujeira passe pela entrada de ar do motor.
É possível usar óleo de motor, mas ele não é tão bom quanto o óleo de filtro. Isso porque o de motor é muito fino e capaz de passar através do filtro. Resultado? Ele pingará para fora da caixa de ar direto para o chão e, por causa da viscosidade, o óleo de motor será aspirado para dentro dele quando você acelerar. Se possível, use o óleo de filtro específico, porque ele possui substâncias químicas que ajudam a dispersar uniformemente até evaporar.
Dá para passar o óleo com as mãos, desde que esteja usando luvas. Outro jeito é colocar o óleo e o filtro em um saco de plástico e apertar algumas vezes para deixar o filtro bem úmido. Sempre fique esperto para que não haja pontos de excesso de óleo nele. Após o processo, deixe secar por 30 minutos. Passe um pouco de graxa no anel do filtro e coloque de novo em sua moto.
– Nunca use escovas, nem esfregue ou lave com pressão o filtro de ar da sua moto. Essas atitudes podem causar danos ao filtro e ao motor.
– Certos tipos de sabão ou detergentes podem estragar o filtro, então, sempre pergunte na loja se você está comprando o produto certo e exato para a sua moto.
– Nunca coloque o filtro de ar da sua moto em secadoras de roupas ou use secadores neles.
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