A 8ª etapa do AMA Motocross foi no ultimo dia 16/07/2016 em “La Crescente Wine & Spirit Spring Creek”. A pista é conhecida pelos pilotos por ser completa e desafiante, obrigando-os a manter o foco para evitar falhas e quedas. Faltando apenas 5 corridas para o fim do Campeonato “Lucas Oil Pro Motocross 2016” a etapa de Millville foi marcada pela disputa de pontos da classificação geral.
Justin Barcia foi o autor do holeshot, porém perdeu sua posição para Eli Tomac, que assumiu a liderança, com Ken Roczen na sua cola.
Barcia, conhecido como Bam Bam, fez uma prova muito parecida com a última, ultrapassando Roczen por diversas vezes.
Tomac ampliou a distância do restante do pelotão, com Roczen logo atrás e Barcia na terceira posição.
Algumas voltas depois Roczen conseguiu sua ultrapassagem no salto em declive, fechando a volta. Por uma volta inteira Tomac e Roczan disputaram ombro a ombro sua posição, quase se encostando a cada salto. Na descida, Roczen continuou pressionando, até que Tomac fez uma curva muito aberta, Roczen aproveitou a oportunidade e bateu na direita de Tomac para assumir a liderança.
Um pouco mais atrás, Musquin encontrou uma brecha durante os saltos e passou Barcia.
Roczen abriu a vantagem de Tomac de 8 segundos até o meio da prova.
Mais atrás, em sexto lugar vinha Trey Canard, que voltava de uma lesão, tentando passar Andrew Short, que está nas últimas provas de sua carreira. Os dois pilotos estavam ágeis e cautelosos, sem fazer curvas muito fechadas ou perdendo o controle nas retas.
James Stewart estava em 9º lugar, em sua primeira corrida após sua lesão no início da temporada, e teve seu primeiro filho no último final de semana. Atrás de Stewart vinha Dean Wilson, que estava dando suas primeiras voltas depois de se recuperar de uma lesão na temporada do Super Cross. Wilson disputava o número de voltas com Justin Brayton.
Outra disputa emocionante foi entre Weston Peick e Broc Tickle, mas antes que um dos dois pudesse ser o vencedor, ambos caíram. Peick foi atingido na trazeira por Tickle durante o salto.
Brayton conseguiu alcançar Wilson e Stewart e assumiu a 9ª posição, mostrando que correr todas as corridas, manter a resistência e o ritmo fazem a diferença. Stewart ficou em 10º e Wilson em 11º.
A moto 1 terminou com Roczen em 1º, Tomac em segundo e Musquin em terceiro.
Musquin ficou com o holeshot. Roczen e Tomac ficaram atrás e brigavam pela liderança da prova.
Roczen rapidamente se encontrou na pista e fez uma ultrapassagem dupla, de Barcia e Wilson, e logo na sequência ultrapassando também Pourcel, assumindo a 3ª posição. No embalo, conseguiu rapidamente alcançar Short e assumir a 2ª posição.
Pilotando com toda a sua habilidade e excelência, conseguiu alcançar Musquin, que o segurou ainda por duas voltas. Na sessão de saltos Roczen passou, voando por Musquin, para a liderança da prova.
Faltando ainda 20 minutos e duas voltas para terminar, Tomac conseguiu ultrapassar Pourcel, e foi diminuindo a distância entre ele e Musquin, conseguindo ultrapassa-lo e assumindo a 2ª posição.
Pourcel ficou em 4º e Canard, que pilotou bem apesar de vir de uma lesão, em 5º fechando o top-5. Barcia estava mantendo sua posição por 3 voltas, mas acabou escorregando e sendo ultrapassado.
Resultado Geral: Roczen foi o vencedor, Musquin ficou em 2º e Tomac em 3º. O resultado da moto 2 poderia ser o resultado do dia, e não há duvidas que Roczen se recuperou com grande estilo com suas vitórias 1-1 no dia.
Classificação Geral Categoria 450
- Ken Roczen (1-1)
- Marvin Musquin (3-2)
- Eli Tomac (2-3)
- Christophe Pourcel (5-4)
- Justin Barcia (4-5)
- Trey Canard (6-6)
- Andrew Short (8-8)
- Benny Bloss (7-10)
- Justin Barcia (9-9)
- Phil Nicoletti (14-7)
Classificação Geral por pontos Categoria 450
- Ken Roczen, 387
- Eli Tomac, -55
- Marvin Musquin, -144
- Justin Barcia, -172
- Christophe Pourcel, -185
- Broc Tickle, -216
- Cole Seely, -236
- Justin Brayton, -243
- Justin Bogle, -251
- Ryan Dungey, -256
Clique no link para ver a matéria completa em inglês!