A Yamaha acaba de atualizar a MT 10, realinhado o modelo junto às irmãs menores (MT 03, 07 e 09) que usam o novo estilo da família da fabricante japonesa.
Mas as mudanças não ficaram restritas apenas aos toques estéticos, que por sinal foram bem vindos. A naked ganhou ainda mais fôlego em seu motor da R1 que foi revisado.
Yamaha MT 10 agora com 164 cv de potência
As Yamaha MT 07 e MT 09 já tinham novo estilo e motores em conformidade com a mais recente norma de emissões Euro5, em 2020. No entanto, a MT-10 não teve as mesmas revisões e ficou para trás. Mas a fabricante japonesa moveu o time de desenvolvimento e a história agora mudou.
O motor quatro em linha CP4 – presente na esportiva R1 da marca – recebeu um aumento de potência. Se antes eram 158 cv a 11.500 rpm e 11,3 kgf.m a 9.000 rpm, agora vemos 164 cavalos e 11,4 kgfm de torque, na mesma faixa de rotações. Um novo sistema de admissão e um escapamento de titânio colocam em conformidade e garantem um novo som à moto.
Veja também:
O chassi da naked é uma estrutura Deltabox, derivada também da R1, composta por um garfo e amortecedor KYB de 43 mm USD, totalmente ajustáveis. Tudo isso é controlado com auxílio de uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, que oferece controle de tração, controle de deslizamento, gerenciamento de freio motor e controle de empinadas.
O que mais temos na Yamaha MT 10?
A Yamaha MT 10 conta com um sistema de aceleração, que foi agora mais refinado e permite que os usuários escolham entre quatro modos de condução diferentes. Já o limitador de velocidade mantém seu já conhecido trabalho, de garantir que os condutores não percam suas carteiras de habilitação.
O modelo tem cruise control para as viagens na estrada, mas tem também o quickshifter bidirecional para o desempenho. Os freios da Brembo contam com disco duplo na dianteira e simples na traseira. As rodas (120/70Z R17 frente e 190/55Z R17 atrás) chegam calçadas com pneus Bridgestone S22.
Todo o aparato tecnológico da Yamaha MT 10 pode ser acessado pelos pilotos no conjunto completo por meio do display TFT de 4,2 polegadas. O dispositivo da marca é novo, com isso o painel de comando oferece as mais recentes opções em seu menu.
Preço: quanto custa a nova MT 10
O visual repaginado da MT-10 rouba os holofotes, com as luzes diurnas de LED DRL. O modelo chega na Europa no início do próximo ano, disponível nas cores Cyan Storm, Icon Blue e Tech Black, (cinza, azul e preto).
No entanto, a fabricante não anunciou os preços europeus ou a disponibilidade na América do Norte. Quem dirá então se vai estar disponível no mercado brasileiro – onde sequer as MT 07 e 09 foram atualizadas. A dica é ficar de olho no EICMA 2021, que acontece entre 25 e 28 de novembro, onde devem acontecer novos anúncios.