Talvez você já tenha ouvido dela. A Zontes é uma marca chinesa de motocicletas que vem conquistando diferentes mercados, em vários continentes, com destaque ao relativo sucesso na Europa. Agora ela chega de vez à América do Sul, pois acaba de inaugurar sua representação oficial na Colômbia, nosso segundo maior mercado. Só falta o Brasil.
A fabricante já tem negócios em diversos países do continente. Na lista, Argentina, Chile e Uruguai, por exemplo. A chegada em solo colombiano pode marcar uma nova era na expansão da marca por aqui, afinal o país emplaca até 740 mil motos por ano. Para comparação, no Brasil em 2021 foram 1,1 milhão de registros.
A estratégia para se consolidar na Colômbia é conhecida, pois passa pelos mesmos nomes que há poucos anos a marca chinesa de motos usou para ganhar espaço na Europa. Estamos falando de modelos como 310 R, uma naked monocilíndrica de visual agressivo e pouco convencional – com direito a alguma excentricidades, como o escape de ponteira dupla.
Por a Zontes estará representada pela Auteco Mobility, empresa que já oferece produtos de marcas como Benelli, Kymco e Super Soco por lá, além de trabalhar com veículos elétricos, patinetes e carros. Agora, irá integrar as novas motos, de 125 a 310cc, ao seu catálogo.
Veja também:
A Zontes é uma marca chinesa de motocicletas que oferece produtos de média e baixa cilindrada, em diferentes estilos. Há naked, scrambler, custom e trail.
Aproveitando o boom mundial do nicho, a companhia também oferece o 310M. Trata-se de um scooter com acabamento de alto nível, iluminação em LED, painel TFT, para-brisa ajustável, freios ABS nas duas rodas, sensor de pressão de pneus e tomada USB. O pacote fecha com o design esportivo, com leve lembrança ao Yamaha XMax. O motor é o mesmo da 310R.
Falando nela, a naked também tem bons atributos. Destaque ao sistema smartkey, iluminação full LED, dois modos de pilotagem, suspensão invertida, tomada USB e tela TFT. O motor de 312 cm³ e 4 válvulas gera 34,8 cv de potência e 3,0 kgf.m de torque máximos. O câmbio da 310R é de seis velocidades e a injeção eletrônica, da Bosch.
A família 310 ainda conta com a trail T310, a custom V310 e a sport touring X310. Todas com painel TFT, tomadas USB, sensor de pressão dos pneus, embreagem deslizante, luzes em LED, freios ABS, suspensão invertida e botões dos punhos retroiluminados. As T e X ainda contam com para-brisas ajustáveis.
E a linha de 125cc segue a mesma receita, com uma plataforma bem resolvida servindo de base para vários modelos. São as naked Z2-125 e Ui 125 (com rodas raiadas e pneus de uso misto), além das scrambler G1-125 (rodas de liga) e G1-125X (rodas raiadas) e da trail T125. Todas têm freios ABS, injeção eletrônica Bosch, suspensão invertida, iluminação full LED, balança em alumínio e painel digital. O motor de 125cm³, 4 válvulas e arrefecimento líquido gera 14,5 cv e 1,4 kgf.m de potência e torque máximos.
E se além de bem equipadas as motos da Zontes fossem acessíveis? Esta pergunta parece ter passado pela mente dos gestores da empresa, que apostam na relação custo e benefício de seus produtos para ganhar mercado.
No Chile, uma sport touring 310X sai por 3,8 milhões de pesos, pouco menos de R$ 25 mil em conversão direta. Uma trail T155 (ao invés de 125) sai por 2,3 milhões de pesos – ou R$ 15 mil. Na Espanha, o scooter M310 tem preço sugerido de 4.889 euros (R$ 29 mil), ao passo que a custom V310 parte dos 4.789 euros (R$ 28,7 mil).
Infelizmente, a Zontes não ainda está presente no mercado brasileiro. Por enquanto, o que nos resta é torcer para que seu sucesso nos países vizinhos lhe encoraje a ingressar no maior mercado do continente, o nosso.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…