Da mesma forma que o corpo humano, as motos continuam funcionando mesmo que a manutenção não seja adequada. Mas alguns costumes dos seus donos podem acabar com o potencial delas. Para não correr esse risco, confira erros simples que ocorrem na hora da manutenção da moto e fique longe destes problemas.
Além das motos, há outros veículos que andam por aí com os pneus murchos, diminuindo a vida útil deles e usando mais gasolina do que o necessário. Algumas pessoas checam a pressão dos pneus após cada corrida. Se não for possível, faça isso uma vez por semana ou todas as vezes que for encher o tanque. Não se esqueça, também, de ver se há objetos estranhos que podem ter ficado nos pneus ou qualquer sinal de danos.
O manual da sua moto ou o adesivo de gasolina que fica no tanque mostrará a quantidade de combustível (PON ou pump octane number, em inglês, ou octanagem, em português) que a moto precisa. Algumas precisam de gasolina premium (com PON 90 ou maior), mas, motos modernas e algumas antigas só precisam do combustível regular (PON de 86 a 87). Usar o combustível com octanagem abaixo do que se precisa é ruim, porque isso pode causar problemas no motor. Agora, usar aqueles com octanagem mais alta do que o necessário faz você gastar mais e o rendimento por quilômetro também é baixo.
Todos os motores de combustão precisam de lubrificação para reduzir a fricção e o calor. Então, fique esperto com a manutenção da moto! Mantenha o costume de sempre checar o nível do óleo todas as vezes que encher o tanque. E atente-se para a troca de óleo (de acordo com os intervalos entre uma corrida e outra). Filtros de óleo coletam sujeira e partículas, então, tenha certeza de instalar um novo quando trocar de óleo.
A falta dessas ações vai trazer problemas para a sua vida. Se tem uma moto mais antiga talvez ela não tenha retentor, precisando de mais manutenção. Mas a maioria das motos novas tem retentor (O-ring), juntas em formato de anel que precisam de limpeza e lubrificação. Caso você corre com frequência, em locais úmidos e com muita sujeira, o ideal é lubrificar com frequência. Faça isso sempre após a corrida ou quando a corrente estiver quente. Sempre limpe os excessos e gire a roda traseira para ajudar o lubrificante a entrar. Depois de limpa e lubrificada, confira a tensão da corrente, faça os ajustes necessários e veja se as rodas dentadas não estão gastas.
Se a sua moto tem carburadores e há um grande espaço de tempo entre as corridas, algumas peças podem ficar obstruídas por causa do combustível antigo. Usar um estabilizador de combustível e drenar o carburador após uma corrida são fatores essenciais na hora da manutenção da moto para proteger o sistema do combustível.
Um cabo que não tem o cuidado adequado não se move adequadamente e pode ser perigoso. Além disso, um que esteja quebrado pode lhe deixar no meio do nada. Os cabos devem ser lubrificados e ajustados, pelo menos, uma vez por temporada e mais frequentemente por motos de off-road.
Mesmo que a moto esteja na garagem, alguma hora a bateria vai descarregar. Deixar isso acontecer leva a um processo que leva a perda do poder de arranque (a moto não vai ligar) e a diminuição da vida útil da bateria. Um jeito bacana para manter a bateria bem é usar um carregador, que controla várias funções da bateria e as mantém em condições ideais.
Muitos caras gostam de motos com shaft drive, porque é mais limpo e de manutenção mais tranquila. Apesar de serem mais pesadas que as de corrente, as “shafties” não precisam ser ajustadas e ter peças substituídas como as de corrente. Mas como qualquer moto, elas precisam que o óleo seja checado com frequência e que o final seja trocado, já que os intervalos de troca podem ser um pouco espaçados. Se isso não for feito, as consequências podem ser bem caras para o piloto.
Para manter os freios hidráulicos trabalhando bem, o fluído deve ser trocado regularmente. Feitos de glycol (tipos 3, 4 e 5.1), estes fluídos absorvem umidade, que contamina o produto a todo momento. A recomendação é trocar o produto após dois anos e as mangueiras de freio, após quatro anos.
Esta é uma fonte essencial de informações. Apenas algumas pessoas leem o manual por estarem preocupadas com cada detalhe. Se você não é uma delas, saiba que há várias divisões em tópicos, com informações gerais, específicas e de manutenção. Se for possível, mantenha o manual sempre por perto – seja na bolsa, mochila ou garagem.
Com informações do Rider Magazine.
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