A Suíça manteve as corridas de carros e motos em circuitos banidas por mais de 60 anos – desde o trágico acidente que aconteceu em LeMans, na França, em 1955. No entanto, os suíços vem testando lentamente a abertura das provas de velocidade novamente. Assim, em breve pode haver a possibilidade de corridas de motos voltarem a acontecer no país.
Suíça pode voltar a receber corridas de motos em autódromos
Atualmente, as únicas exceções de provas permitidas na Suíça são as corridas de kart, até um máximo de 250cc. Além de disputas de subida de montanha e ralis, que eram autorizadas devido às classificações individuais, evitando a possibilidade de contato entre os veículos.
Junto a isso, ainda em 2018 o Mundial de Motocross MXGP foi realizado em Frauenfeld/Gachnang, a 160 km da capital Berna. Mas nas últimas décadas tem havido mais iniciativas para mudar a lei, com o intuito de enfim ver a velocidade no asfalto novamente.
A mais recente chance pode vir de uma reunião da Comissão de Trânsito do Conselho Nacional, adotando uma revisão da Lei de Trânsito Rodoviário. O órgão vai realizar uma comissão solicitando o levantamento da proibição de corridas, a ser realizada neste ano.
Suíça baniu as corridas em autódromos
A Suíça teve as corridas proibidas em 1955, após um grave acidente nas 24 Horas de Le Mans. O episódio feriu mais de 180 espectadores e teve 83 mortes, quando a Mercedes-Benz 300SLR de Pierre Levegh ser arremessada em direção à arquibancada. Logo após vários países proibiram provas em seus territórios, mas aos poucos todos os demais cederam.
O piloto francês morreu na hora e a Mercedes abandonou a prova. Mais do que isso, a montadora alemã só voltou ao automobilismo oficialmente 30 anos depois, em 1985. Já a equipe vencedora da Fórmula 1 com Lewis Hamilton foi estrear somente em 2012, ainda sem o piloto inglês.
Veja também:
Muito provavelmente, a proximidade da França com a Suíça fez com que a tragédia de Le Mans causasse uma forte comoção no país. Por conta disso, as corridas foram proibidas. Assim, o Mundial de Motovelocidade aconteceu na Suíça apenas de 1949 a 1954.
Brasileiro venceu primeira corrida na Suíça após 63 anos
Somente em 2015 a proibição de corridas em pistas caiu por terra, em parte, que fique claro. A permissão foi para apenas corridas de veículos elétricos. Com isso, a Fórmula E foi a primeira categoria a competir no local, depois de 63 anos. O piloto brasileiro Lucas di Grassi venceu a prova que veio a ser realizada somente em 2018. O paulista havia se sagrado campeão da classe na temporada anterior.