quarta-feira, novembro 25, 2020
19.2 C
São Paulo

8 dicas para usar a mente a seu favor

Como outros esportes, o Motocross é um estilo que depende 10% do físico e 90% da mente. O corpo é, sim, importante. No entanto, a “dureza mental” que a modalidade exige do piloto é espantosa. As lesões, as mudanças no clima, as rivalidades… tudo influencia a cabeça do piloto que pode não aguentar tanta pressão. Pensando nessa situação, nós selecionados sugestões para ajudar os pilotos a usar a mente a seu favor. Siga as dicas do ex-piloto, Ed Bradley, e os resultados aparecerão em breve!

8 dicas para usar a mente a seu favor

Mantenha um objetivo em mente

O melhor jeito de conseguir uma vantagem psicológica é mantendo um objetivo em mente. Deseje uma posição: se você termina em 10º e acredita que o 8º lugar é alcançável, então, procure por esse 8º lugar. É possível colocar seu foco e energia para conquistar a posição. O sucesso é atingido quando você conquista aquilo que procurou, seja um 1º, 8º ou 20º lugar. Atingindo seus objetivos, a sua mente começa a acreditar que você pode conquistar qualquer coisa que deseja.

Continue focado

Tendo um objetivo, você sabe exatamente o que deseja atingir. Dessa forma, não importará mais quem é seu rival ou em quais posições eles terminarão. Você permanece em sua própria jornada para receber aquilo que quer. Comparar-se com outros é um grande erro feito pelos pilotos, porque isso dá vantagens psicológicas a eles.

Venha com uma estratégia para a corrida

Tenha planos para diferentes situações. Nós todos usamos estratégias nas corridas. Entretanto, a maioria dos pilotos não têm noção de que estão colocando isso em prática.

Tenha uma rotina

O seu subconsciente aprende por repetições e gosta de familiaridade com certas situações, trazendo mais foco para as atividades realizadas. Assim, usar rotinas e processos para se preparar para uma corrida pode ser extremamente útil para um bom desempenho.

Não pense demais

Sua melhor performance ocorre quando sua mente está livre. Pensar demais e remoer algumas informações só atrapalha o desempenho. Você sabe qual o seu objetivo, qual posição deseja conquistar e quais estratégias usar. Então, quando estiver se preparando para correr, deixe a mente livre de preocupações, respire fundo e haja da maneira mais clara e tranquila possível.

Considere-se um vencedor

Sua postura, seus pensamentos e sentimentos estão ligados. Então, não fique acanhado, com receio de agir ou medo de estar sendo julgado. Sinta-se como um vencedor, haja dessa forma e, no final, você conquistará a posição tão desejada na corrida.

Visualize o seu sucesso

Imagine-se atingindo o que deseja. Pense nas técnicas usadas e o que será necessário (visão, audição ou sentimento) para fazer tudo perfeitamente. Sua mente não consegue distinguir uma memória ou algo que você imaginou e criou sozinho na mente. Desse modo, se você se imaginar fazendo algo que não fez ainda, na hora que for realizar a atividade, a sua mente terá uma ideia do que fazer. Parece confuso, mas não é. Haverá uma alguma familiaridade com que você estiver fazendo.

Relaxe a mente após uma corrida

Pilotar enfraquece o seu físico e a sua mente. Após uma corrida, muitos pilotos têm a tendência de se sentar, relaxar e falar sobre o que aconteceu. Eles vão pensar sobre o que fazer em uma próxima corrida, como está a família, a namorada… Isso tudo ajuda a relaxar a cabeça. Essa atitude provavelmente tirará a tensão, porque distrairá a mente de coisas que não deseja pensar.

Para ficar totalmente relaxado, uma dica interessante é permanecer em um local tranquilo. Deixe toda a tensão ir embora – desde o topo da cabeça até os dedos dos pés. Após isso, deixe todos os pensamentos saírem da cabeça e fique em silencio. No final, você se sentirá recarregado mentalmente, tendo mais vantagem entre uma corrida e outra.

As mais lidas...

close