Quando pensamos nas primeiras motos da Honda no Brasil, logo o modelo que vem à mente é a CG 125. Também pudera, foi a primeira motocicleta da marca produzida por aqui e marcou o início de uma linhagem que faz sucesso até hoje. Porém, antes dela muitas outras aceleraram em ruas e avenidas do país.
Antes da década de 70 – e proibição das importações de motos e automóveis para o Brasil, assinada pelo Presidente General Ernesto Geisel – o mercado era aberto. Nesse período sem praticamente nenhuma fabricante local, os mais afortunados tinham curiosas motos a disposição – todas importadas, claro. Vamos conferir algumas destas Honda do período pré-CG.
Mas sem dúvidas, a primeira moto da Honda a rodar em solo brasileiro foi a R125. No entanto, o modelo não chegou para venda, chegou para competir na primeira corrida internacional da fabricante japonesa. Tudo isso aconteceu de forma impressionante no Brasil, em 1954. Mais curioso ainda é que essa motocicleta Honda está desaparecida há 67 anos!
A primeira moto da Honda começou a ser vendida no Brasil ainda final da década de 60. Estamos falando da C110, também conhecida como Honda 50, uma simpática “cinquentinha”. Na mesma época chegava a CS 65, levemente mais potente, mas com o mesmo visual.
Ambas as motocicletas chegaram nas cores vermelha, preta e branca e foram os modelos mais populares do período inicial da marca no país. A novidade era os motores 4 tempos, mais silenciosos e que faziam menos fumaça que os 2 tempos que movimentavam o mercado.
Por volta da mesma época das 50cc e 65cc, também foram importadas motonetas como a CM 90. Nada menos que uma das antecessoras da nossa conhecida C 100 Dream, que viria muitos anos depois, claro. O modelo de 90cc possuía as mesmas características, como proteções plásticas para as pernas e a embreagem automática.
A CB 750 foi apresentada em outubro de 1968, no Japão. Não demorou e as primeiras unidades começaram a ser importadas para o Brasil já em 1969. No entanto, a maioria das ainda existentes foram trazidas mais tarde, em maior parte vindas dos EUA.
Essa precursora das superbikes apresentava um motor de quatro cilindros em linha refrigerado a ar e com comando simples no cabeçote. Na ficha técnica, nada menos que 67 cavalos de potência, freio a disco dianteiro e câmbio de cinco marchas. Conjunto feito para atingir os 200 km/h de velocidade máxima. Um absurdo para a época.
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Nem só da grande CB viveram as importações da Honda no Brasil. A CB 400 Four também desembarcou no mercado nacional, sendo importada de 1975 a 1976 nas cores vermelha e azul. O modelo – sucessor da CB 350 Four que não chegou a vir – era mais ágil e acessível que uma CB 500 Four.
A Honda também importava para o Brasil pequenos modelos, além das cinquentinhas. Eram as suas famosas mini motos. A ST 70 foi fabricada no Japão a partir de 1969 e importada para nosso país durante a primeira metade dos anos 1970. O modelo era a herdeira da mini Z50 Monkey e tinha motor de 72cc, câmbio rotativo de 3 marchas e embreagem automática.
A fabricante japonesa aumentou a sua participação no país em 1971 com a fundação da Honda Motor do Brasil, quando cresceu a importação de motocicletas. Logo mais, em 1976, a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, na cidade de Manaus. E foi de lá que saiu seu primeiro produto nacional, a Honda CG 125, que logo se tornaria sinônimo de moto no país.
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