Antigas: 5 motos Honda que vieram ao Brasil antes da CG

Publicidade

Quando pensamos nas primeiras motos da Honda no Brasil, logo o modelo que vem à mente é a CG 125. Também pudera, foi a primeira motocicleta da marca produzida por aqui e marcou o início de uma linhagem que faz sucesso até hoje. Porém, antes dela muitas outras aceleraram em ruas e avenidas do país.

 

A chegada das motos Honda no Brasil

Antes da década de 70 – e proibição das importações de motos e automóveis para o Brasil, assinada pelo Presidente General Ernesto Geisel – o mercado era aberto. Nesse período sem praticamente nenhuma fabricante local, os mais afortunados tinham curiosas motos a disposição – todas importadas, claro. Vamos conferir algumas destas Honda do período pré-CG.

A história da R125 é fantástica. Ela foi a primeira Honda a vir ao Brasil, na primeira competição que a marca participaria fora do Japão. E acredite: a moto precisou ser vendida para custear o retorno da equipe e desapareceu, sendo procurada até hoje

Mas sem dúvidas, a primeira moto da Honda a rodar em solo brasileiro foi a R125. No entanto, o modelo não chegou para venda, chegou para competir na primeira corrida internacional da fabricante japonesa. Tudo isso aconteceu de forma impressionante no Brasil, em 1954. Mais curioso ainda é que essa motocicleta Honda está desaparecida há 67 anos!

1 – C110 – motos Honda pré-CG

A primeira moto da Honda começou a ser vendida no Brasil ainda final da década de 60. Estamos falando da C110, também conhecida como Honda 50, uma simpática “cinquentinha”. Na mesma época chegava a CS 65, levemente mais potente, mas com o mesmo visual.

c110 motos honda no brasil

C110 foi uma das precursoras das motos Honda no Brasil

Ambas as motocicletas chegaram nas cores vermelha, preta e branca e foram os modelos mais populares do período inicial da marca no país. A novidade era os motores 4 tempos, mais silenciosos e que faziam menos fumaça que os 2 tempos que movimentavam o mercado.

2 – CM 90

Por volta da mesma época das 50cc e 65cc, também foram importadas motonetas como a CM 90. Nada menos que uma das antecessoras da nossa conhecida C 100 Dream, que viria muitos anos depois, claro. O modelo de 90cc possuía as mesmas características, como proteções plásticas para as pernas e a embreagem automática.

CM 90, a precursora do que viria a ser a C 100 Dream

3 – CB 750 Four, a icônica moto Honda

A CB 750 foi apresentada em outubro de 1968, no Japão. Não demorou e as primeiras unidades começaram a ser importadas para o Brasil já em 1969. No entanto, a maioria das ainda existentes foram trazidas mais tarde, em maior parte vindas dos EUA.

cb 750 foi uma das primeiras motos honda no brasil

CB 750 Four foi sucesso que chegou no Brasil também

 

Essa precursora das superbikes apresentava um motor de quatro cilindros em linha refrigerado a ar e com comando simples no cabeçote. Na ficha técnica, nada menos que 67 cavalos de potência, freio a disco dianteiro e câmbio de cinco marchas. Conjunto feito para atingir os 200 km/h de velocidade máxima. Um absurdo para a época.

Veja também:

4 – CB 400 Four

Nem só da grande CB viveram as importações da Honda no Brasil. A CB 400 Four também desembarcou no mercado nacional, sendo importada de 1975 a 1976 nas cores vermelha e azul.  O modelo – sucessor da CB 350 Four que não chegou a vir – era mais ágil e acessível que uma CB 500 Four.

CB 400 Four chegou também importada no nosso mercado nacional

5 – ST 70 

A Honda também importava para o Brasil pequenos modelos, além das cinquentinhas. Eram as suas famosas mini motos. A ST 70 foi fabricada no Japão a partir de 1969 e importada para nosso país durante a primeira metade dos anos 1970. O modelo era a herdeira da mini Z50 Monkey e tinha motor de 72cc, câmbio rotativo de 3 marchas e embreagem automática.

st 70 era uma das motos honda importadas ao brasil

Raras unidades da ST 70 ainda sobrevivem no Brasil

A fábrica de motos Honda no Brasil

A fabricante japonesa aumentou a sua participação no país em 1971 com a fundação da Honda Motor do Brasil, quando cresceu a importação de motocicletas. Logo mais, em 1976, a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, na cidade de Manaus. E foi de lá que saiu seu primeiro produto nacional, a Honda CG 125, que logo se tornaria sinônimo de moto no país.



Portal MX