Tábua foi o palco de uma bem disputada primeira ronda do campeonato nacional de Enduro.
Diogo Ventura apostou num forte início de dia e dominou a primeira metade da corrida. O campeão absoluto em título gerou depois a pressão de Luís Oliveira nas últimas seis especiais e levou de vencida a classificação da categoria Elite Absoluto e Elite 2.
“Oliveirinha” mostrou-se muito à vontade e determinado em recuperar a coroa absoluta quebra foi sua em 2018. O piloto da Yamaha venceu seis das onze especiais da prova, terminando o dia a 15,1 segundos de Ventura e com a vitória em Elite 1.
Além da batalha pelo triunfo absoluto, a luta pela 3.ª posição foi o principal foco de interesse na fase final da corrida. Paulo Felícia ocupou esse posto até à derradeira especial mas seria batido “com a meta à vista” por Gonçalo Reis. Apenas 1,5 segundo separou esta dupla no fim do dia!!!
O Top 5 ficou completo com Morgan Lesiardo. Antes da sua estreia no Mundial de Enduro Júnior, o italiano veio a Portugal para iniciar a sua carreira nesta modalidade depois de vários anos no campeonato do mundo de Motocross.
O piloto da Sherco derrotou Renato Silva na reta final da prova. Agora a competir em Elite 1, o piloto da Beta foi 2.º na sua classe e 6.º na classificação geral.
Na sua estreia na categoria principal, o campeão nacional de Open de 2021, Gonçalo Sobrosa, foi 7.º na frente de Manuel Teixeira, Ricardo Wilson e Abel Carreiro.
O campeonato nacional de Enduro tem a sua segunda etapa nos dias 12 e 13 de Março na ilha de S. Miguel, Açores.
:.
(Foto: João da Franca)