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Como pilotar moto na areia? Veja nossas dicas de segurança

Como pilotar moto na areia? Veja nossas dicas de segurança

Como pilotar moto na areia? Veja nossas dicas de segurança

Pilotar no asfalto e na cidade já exige atenção do motociclista, pilotar moto na areia então… É atenção redobrada! Em estradas de terra o risco de derrapagem e quedas é muito alto, por isso é preciso ficar atento a algumas dicas para garantir a sua segurança.

Aderência

A grande diferença entre pilotar moto na areia e no asfalto está na aderência. Na areia os pneus não tem o mesmo “grip” e qualquer movimento brusco pode resultar em queda. É preciso acelerar e frear sempre com suavidade, para compensar a pouca aderência e impedir que a roda derrape.

Frenagem

Para frenagens na areia é muito importante ativar os dois freios, o dianteiro e o traseiro, sempre com muita delicadeza. Se apenas um dos dois for ativado de forma brusca com certeza a roda do freio irá travar. Em todos os movimentos é preciso muita suavidade para pilotar moto na areia.

Tente manter os dedos indicadores sobre os manetes para que suas reações sejam mais rápidas, dessa forma você evita “alicatar” o freio ao se assustar, ou deixar a moto morrer porque não apertou a embreagem a tempo.

Curvas

Para pilotar moto na areia em estradas com curvas, é preciso compensar a falta de aderência dos pneus usando o peso do seu próprio corpo. Se a curva for para a direita, jogue parte do seu peso na pedaleira da esquerda, sempre pilotando em baixa velocidade, ou você irá derrapar e perder o controle da moto.

Subidas

Subida íngrime em estrada de terra é motivo de arrepio para os motociclistas, mas existem alguns truques que podem ajudar nesse momento. O ideal é encontrar uma velocidade nem muito baixa nem muito alta. Se você deixar para acelerar no meio da subida é muito provável que o pneu traseiro patine.

O ideal é engatar uma marcha mais baixa com o giro um pouco mais alto, buscando o torque do motor. Na  hora da subida você ficar de pé e jogar o corpo para frente da moto, trabalhando com o seu peso. Mas cuidado para a moto não empinar quando você ficar de pé.

Pilotar no barro e terreno com pedras

Quando for pilotar no meio do barro é preciso reduzir a velocidade mas manter o giro do motor bem alto para que seu pneu se mantenha limpo e não fique preso nas canaletas. 

Em terrenos com pedras aumente o peso na roda dianteira para evitar que ela derrape. Se for uma descida, fique mais na parte de trás do banco e freie com a roda traseira, desta maneira você evitará que a roda dianteira trave e te jogue no chão.

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