quinta-feira, novembro 26, 2020
23.7 C
São Paulo

O que saber antes de comprar um protetor de pescoço

O protetor de pescoço, também conhecido como neck brace ou leatt brace, é importante para prevenir fraturas e lesões numa das regiões mais sensíveis do corpo. O equipamento é produzido em material variado, se apoia na base do pescoço e a estrutura vai até o início da coluna (que pode variar de acordo com o modelo).

Como funciona?

Em uma batida, por exemplo, o equipamento limita os movimentos da cabeça para prevenir problemas no pescoço. Enquanto isso, ele ainda ajuda a dissipar o impacto da força. O tipo de protetor de pescoço que você escolherá depende de vários fatores que precisam ser pensados. O que inclui o tipo de suporte (das costas e do peito ou nos ombros – os dois protegem bem, mas alguns pilotos acham um modelo mais confortável do que o outro), o tamanho e o peso.

Tamanhos e detalhes

A maioria das marcas oferecem neck braces de tamanhos variados. Eles variam de acordo com o tamanho das roupas, como pequeno, médio ou grande. O modelo simples e mais econômico possui duas travas laterais para que o piloto tire o produto do seu corpo. Além disso, elas ajudam em casos de acidentes, pois médicos podem apertar essas travas para retirar o neck brace da pessoa após um acidente. Na parte detrás do protetor, existe, também, uma estrutura que mantém parte da coluna cervical segura. Para regular de acordo com o seu porte físico, é só utilizar peças adicionais para ajustar a estrutura com o ângulo que se aproxime mais da sua coluna.

Materiais

Enquanto alguns protetores são feitos de plástico reforçado, outros podem ter fibra de carbono e outras materiais para não ficarem pesados. O nível de proteção pode ser o mesmo, mas um neck brace leve pode ser mais leve e fácil de colocar. É preciso prestar atenção, também, quanto ao acolchoamento, que precisa ter um material fácil de ser removido para a higienização.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando foi criado?

Em 2001, o médico sul-africano Chis Leatt presenciou a morte de um piloto, que teve o pescoço fraturado durante uma competição de off-road, que também era disputada por seu filho. Depois disso, Leatt percebeu que era necessário um equipamento para evitar esse tipo de lesão. Assim, ele criou um acessório parecido com os colares cervicais usados na ortopedia para manter o pescoço dos pacientes bem firmes.

As mais lidas...

close