Uma prova de endurance onde os competidores só podem utilizar motos antigas. Esta é a Motorcycle Cannonball, nostálgica competição norte-americana, que é realizada a cada dois anos desde 2010. O desafio é atravessar os EUA pilotando motos lançadas há mais de 80 anos. Vale a pena conferir detalhes deste interessante torneio!
Competição exclusiva para motos clássicas
A ideia surgiu em 2009, quando o fundador da Motorcycle Cannonball, Lonnie Isam Jr, quis homenagear o pioneiro e recordista Erwin ‘’Cannonball’’ Baker’’. Foi ele que no início dos anos 1900 conseguiu atravessar os EUA de moto em apenas 11 dias, ganhando o apelido de ‘’Cannonball’’, que em português significa bala de canhão.
E se ele conseguiu naqueles tempos, com motocicletas ainda em sua fase inicial, por que não outros competidores podem fazer o mesmo utilizando motos clássicas? É sob esse pensamento que existe o torneio, homenageando aqueles que começaram a correr sem boas estradas e motocicletas limitadas.
Torneio de resistência, mas sob clima descontraído
Apesar de ser uma prova de endurance, com competidores chegando a pilotar até 8 mil km, a Motorcycle Cannonball é um torneio realizado com um clima descontraído, que possui o objetivo de manter viva a relevância das motos clássicas norte-americanas.
Para vencer, os pilotos precisam completar com sucesso uma rota de aproximadamente 5 mil km sem sair do curso ou se perder no caminho. Cada piloto também deve completar a rota dentro do tempo designado, tudo feito através de estradas e climas desafiadores.
Veja também:
Mas mesmo assim, o clima é de diversão e solidariedade, com pilotos ajudando entre si, com o propósito de manter o clima de tributo a antigas motocicletas. Certamente você nunca verá um motociclista sem sorrir, mesmo que sua motocicleta quebre durante a corrida.
Motos clássicas passam por rígida seleção
São feitas inspeções para que as motocicletas estejam qualificadas para a competição. Alguns dos padrões que devem ser atendidos são que as motocicletas devem ser fabricadas até o ano de 1936. E elas devem estar com a aparência e mecânica preservadas, com todos os elementos originais.
Não são permitidas réplicas, automaticamente desclassificadas. Algumas dessas motos clássicas são modelos desconhecidos do público e quase que parecem bicicletas, por serem muito antigas.
Para manter a exigência de motos clássicas, as motocicletas mais utilizadas são dos anos 20, como a Harley-Davidson 1927, BMW 1929, Henderson (dos anos 1924, 1925 e 1928), além outras mais antigas, como uma Excelsior 1913 e Harley-Davidson 1914.
A Motorcycle Cannonball é considerada uma das corridas de resistência mais difíceis, porém, seu verdadeiro objetivo nada mais é do que proporcionar aos pilotos a experiência de chegar aos destinos sãos e salvos e voltar para casa com toneladas de momentos e aventuras fantásticas a serem compartilhadas.