O amor pela corrida pode começar desde cedo, vendo os pais em competições, assistindo aos vídeos de pilotos profissionais ou jogando vídeo games de corridas com os amigos. Apesar do desejo do(a) pequeno(a), nem todos os pais sabem como fazer esse contato entre moto e criança de um jeito saudável e divertido. Pensando nisso, o MX Action conversou com Marcelo Gabrinho Simões, o Simão, piloto de FMX há 13 anos e pai do Thomas, de 5 anos, e fez dez perguntas sobre o jeito certo de iniciar crianças no motocross. Confira!
Não tem idade. O Thomas começou a andar de bike (balance bike) com mais ou menos 1 ano e 7 meses.
Não existe a melhor moto, mas a melhor oportunidade, já que estamos falando em Brasil. Thomas tem uma nacional de 50cc 4 tempos, mas acho muito pesada. Gostaria muito de ter dado uma pw 50cc 4 tempos importada, pois é mais leve, mais fraca e mais segura.
Se a minimoto for nacional, como a do meu filho, sim. As peças são fáceis, mas vale lembrar que não é uma minimoto de competição. Nesse último caso, tudo pode mudar. Além de serem mais difíceis de encontrar, elas são peças muito caras devido ao dólar e aos impostos que somos obrigados a pagar.
Com certeza, deve ser de modo gradual. Meu filho aprendeu a andar com a balance bike e ganhou bastante equilíbrio. No comecinho, dei uma volta com ele na frente, ensinando o quanto ele podia acelerar. Depois disso, foi só deixá-lo pilotar, mas sempre fiquei atrás, ajudando nas curvas e segurando a parte traseira da moto.
No caso do Brasil, é bem difícil, porque não temos pistas especificas para iniciantes ou crianças. O ideal é, no princípio, levar para lugares planos e, depois, para terrenos um pouco mais acidentados. Na pista de MX, espere ela estar livre e deixe a criança contornar os obstáculos. Com o tempo, os saltos virão gradativamente.
Na idade de meu filho, às vezes, subo na garupa dele para passar mais confiança e mostrar que ele consegue. Mas não chegamos ainda aos saltos… ele pilota às vezes porque gosta. Já cheguei carregar tudo porque ele me pediu, ir a um local e, chegando lá, ele não quis pilotar, talvez porque não estava confiante. Carreguei tudo novamente e voltamos para casa e nos divertimos com outras coisas… ou mesmo assistimos aos vídeos de outros pilotos para saber que ele também pode fazer um dia.
Com certeza! Mostrando que ele tem capacidade para pilotar e que precisa de foco e concentração para fazer uma curva mais rápida, se quiser. Vendo um vídeo, ele pode até mentalizar tudo o que pode fazer e pilotar igual ao piloto da internet ou muito melhor.
O campeonato brasileiro de MX e o Arenacross permitem crianças a partir de 7 anos a andar na 50cc. Antes de incluir o filho em uma modalidade, é interessante entrar em contato com a organização dos eventos para saber mais informações.
Voltamos à questão de o que é bom para um para o outro não funciona tão bem. Depende muito da idade! Acredito que até uns 10 anos, a criança tem que ditar o ritmo e andar o quanto quer. Claro que quem quer ir longe tem que trabalhar e treinar. Acredito ser ótimo levar a criança todos os dias que puder, mas deixa-la treinar livremente e sem exageros.
Bota, capacete, óculos e luva sempre! Uma joelheira legal com um conjunto de calça e camisa. Fora do Brasil, também é fácil encontramos um colete bem legal para os pequenininhos e acho que vale muito a pena.
Uma semana depois de iniciar a sua campanha no mundial de MXGP, a GasGas adiantou-se…
A Ducati é uma marca internacionalmente conhecida pela qualidade e exclusividade de seus produtos, sobretudo…
Novas motos GasGas estão chegando aos revendedores da Europa neste mês. E nada menos que…
Paulo Alberto será um dos principais animadores da jornada de abertura do campeonato nacional de…
Paulo Felícia está a recuperar a forma de outros tempos e quase subiu ao pódio…
A postura firme e o olhar atento sobre a moto podem enganar no trânsito de…