quarta-feira, setembro 30, 2020
35.7 C
São Paulo

Confira 9 dicas para economizar combustível

Por causa do preço alto e das questões ambientais, muitos pilotos têm se preocupado em poupar gasolina para não sair pendendo. Mas nem todo mundo sabe como fazer isso de um jeito prático e fácil. Veja, abaixo, as sugestões para praticar todos os dias e economizar uma grana considerável no final do mês!

1. Cuidado ao acelerar

Pisar demais no acelerador pode ser um problemão. Isso porque haverá a necessidade constante de frear, fazendo com que a moto tenha rotações cada vez mais altas durante o trajeto. Para reduzir o consumo, mantenha uma aceleração constante. Ou seja, permita que a velocidade aumente aos poucos, sem dar muitas arrancadas. E não acelere parado! Isso gasta mais combustível e pode prejudicar o motor.

2. Não aqueça o motor

A maioria dos modelos atuais possui injeção direta, que permite o aquecimento dos motores em movimento, sem prejudicar a moto.

3. Calibre os pneus

Pneus murchos têm mais contato com o solo e geram mais atrito. Resultado? Eles fazem a moto gastar mais combustível. Siga todas as recomendações do fabricante da moto, calibre os pneus semanalmente e acompanhe os quilômetros rodados por litro aumentarem.

4. Filtro de ar deve estar sempre limpo

Fique esperto para ver se ele não está obstruído. Esse fator pode aumentar o consumo em até 10%.

5. Use o óleo lubrificante certo

O objetivo do produto é proteger e preservar o motor. Leia as recomendações do fabricante e cheque se o óleo lubrificante está no nível adequado para não ter prejuízos.

6. Cuidado com o equipamento

Usar as roupas e equipamentos adequados (capacete, luvas, botas) ajuda a proteger o seu corpo e oferece menos resistência aerodinâmica. Ou seja, dá para ir mais rápido sem ter que forçar a moto.

7. Fique de olho nas marchas

A troca delas deve ser feita no momento certo para diminuir o consumo de combustível. Mudar muito rápido para a segunda marcha, faz com o que o motor se mantenha em rotações mais baixas, permitindo a economia.

8. Use o escapamento original

Andar com a moto fazendo muito barulho pode secar o tanque em pouco tempo. O sistema de emissão geral foi feito para trabalhar com os silenciosos e catalisadores. Por isso, economizar na hora da troca da peça ou escolher uma paralela pode gerar um baita prejuízo no futuro.

9. Nada de ponto morto nas decidas

Ele consome combustível desnecessariamente. Então, deixe-a engrenada quando estiver em uma decida.

As mais lidas...

close