Diogo Ventura, CN Enduro, C. Basto: “Sem a penalização, sinto que as coisas podiam ter sido diferentes”

Publicidade

Diogo Ventura conquistou este ano a sua quarta coroa absoluta de campeão nacional de Enduro. O piloto da Beta falou em exclusivo com o Offroad Moto depois de terminar a época com um 3.º posto em Cabeceiras de Basto.

Em que medida a penalização no início da prova condicionou o teu desempenho ao longo da mesma?

“Fiz uma boa primeira volta. Concentrei-me, venci as três especiais e conquistei logo uma boa vantagem sobre os meus adversários. Depois perdi-me devido a uma má marcação da organização. Segui outras fitas e acabei por penalizar 1 minuto.”

“Não tinha a certeza se me iam retirar a penalização. Sem dúvida que isso acabou por me deixar muito stressado. A partir daí, as coisas já não me correram tão bem e acabei por cometer dois erros grandes na Extreme Test que me fizeram perder mais 1 minuto. Depois, entrei em modo ‘cruzeiro’ para chegar ao fim e garantir o título de Elite 1 que era aquele que ainda não estava assegurado.”

“Mas sim, sinto que se não tivesse penalizado as coisas podiam ter sido diferentes mas o objetivo principal era o título e isso foi conseguido.”

(Nota de redação: a penalização de 1 minuto seria retirada a Diogo Ventura no fim da prova)

Venceste o campeonato com quase 50 pontos de vantagem. Dos teus 4 títulos absolutos, este foi o mais “fácil” de conquistar?

“Embora a pontuação possa dar a entender isso, este foi um dos títulos mais difíceis de conquistar. Tive que lutar com grandes adversários no início do campeonato como o Rui Gonçalves, o Luis Oliveira, entre outros, todos com grande nível. Foi uma disputa bastante renhida até certo ponto mas o que interessa é que as metas foram atingidas e para o ano vamos tentar fazer igual.”

:.

(Foto: João da Franca)


Portal MX