A Ducati DesertX passou mais de 2 anos na fase de conceito. A moto de produção recém-lançada segue surpreendentemente próximo ao design proposto.
Na série de vídeos da estreia mundial deste modelo da Ducati, a marca apresenta suas mais recentes novidades, atualizações e inovações. Em Dezembro, a tão esperada big trail, a DesertX finalmente ganhou vida e foi finalmente oficializada pela marca como um lançamento da linha 2022.
A moto veio com as especificações do motor voltado para concentração de um torque confortável para qualquer tipo de terreno, além de contar componentes e dimensões a prova de sujeiras para proteção da nova suspensão. Muitos modos de conduções oferecem ajustes de desempenho personalizados para as condições off-road.
Em vez da empresa utilizar o motor da Scrambler 1100 original, foi optado por utilizar um motor com válvula desmodrômica Testastretta 11° menor de 937 cc com refrigeração líquida. A moto possui 110 cavalos de potência a 9.250 rpm e peso de 202 kg.
As otimizações incluem uma embreagem de 8 discos mais leve e compacta e um tambor de engrenagem montado em rolamento para reduzir o atrito durante a troca de marcha.
A Ducati usou pela última vez a mesma caixa de câmbio na Multistrada V2. As cinco primeiras marchas do DesertX são mais curtas, para tornar mais fácil a pilotagem em baixa velocidade. Uma sexta marcha mais longa facilita a direção em rodovias em velocidades mais baixas do motor para reduzir o consumo de combustível e aumentar o conforto do piloto.
A estrutura de treliça de aço do chassi DesertX compõe 9,1 polegadas de curso da suspensão na frente e 8,7 polegadas na parte traseira. A moto possui aro 21″ na dianteira e 18″ na traseira com pneus Pirelli Scorpion Rally STR.
A Ducati controla os freios com componentes da Bosch e Brembo. Como todas as motos da Ducati, a DesertX possui Cornering ABS, que usa uma série de sensores, atuadores e reguladores de pressão para evitar travamentos – mesmo com o acelerador acionado no limite.
Para este modelo foram criados seis modos diferentes de pilotagem que utilizam quatro modos de potência para adaptar o motor Testastretta às condições em questão. Os modos variam de Enduro (que entrega potência no motor para uma condução off-road fácil ou para motociclistas inexperientes) e até Rally (mais potência, mais rápido e reduz os controles eletrônicos de segurança).
Os modos para chuva, urbano e turismo também estão inclusos no modo de pilotagem. O piloto controla tudo em uma tela orientada verticalmente. O DesertX aproveita as várias tecnologias proprietárias de controle eletrônico da Ducati, que entregam performance e controle de tração na roda traseira.
Para distâncias mais longas, pode ser adicionado um tanque traseiro (acessório) de 7 litros na DesertX que pode alcançar cerca de 186 Km.
Esta big trail é uma moto versátil, adaptável a diferentes contextos de uso: foi desenvolvida especificamente para lidar com os mais exigentes passeios off-road, mas também é segura e confortável para passeios e em trilhas do dia a dia.
Por aqui no Brasil, ainda não existe uma previsão da chegada deste modelo.