‘Garagem retrátil’ foi criada para evitar roubo de moto

Publicidade

Muitos de nós já sofremos a infelicidade de passar por um roubo de moto. É um mal que assola todos os países do mundo e que motiva a criação de diferentes ferramentas para dificultar o trabalho dos ‘amigos do alheio’. E a mais nova tentativa de coibir as ações criminosas vem da empresa britânica “Bault SOS”, que criou uma espécie de garagem retrátil para motocicletas.

Esconderijo para evitar roubo de moto

Acontece que o sistema é mais complexo e amedrontador que uma simples fechadura convencional. Entretanto, traz mais segurança e possui uma aparência insana, remetendo até mesmo aos esconderijos dos veículos de Batman no cinema.

Assim nem os vilões do Batman para descobrir…

A estrutura é formada por um casulo de aço que é afundado no solo e fixado em um leito de concreto. Integrada ao casulo está uma plataforma com uma barra de apoio para motocicleta que envolve a roda dianteira. Além disso, um motor elétrico sobe e desce a plataforma ao mesmo tempo que abre ou fecha a tampa superior.


E ainda existe a opção de encomendar o “Bault SOS” com uma tampa transparente. Independente de sua escolha estética, a tampa superior pode suportar até quatro toneladas de carga. Isso torna o “Bault SOS” ideal para instalação em uma garagem.

Quando submersa, a motocicleta é praticamente invisível. O design da tampa não sugere um compartimento secreto afundado.

Produto disponível apenas no Reino Unido

É importante destacar que atualmente o sistema é oferecido apenas no Reino Unido. Para adquirir e instalar o “Bault SOS” o valor está na casa dos 25 mil euros, perto dos R$ 145 mil em conversão direta. Salgado, não?

Em um primeiro momento, a garagem retrátil tem um preço “salgado”

Veja também

Como é o roubo de moto no Brasil

Agora é torcer para que ideias semelhantes e mais acessíveis surjam também em nosso país. Afinal, dados de 2021 da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, analisados pelo Ituran (empresa israelense que fornece serviços de recuperação e rastreamento de veículos roubados), indicam que houve crescimento de 31% nos roubos e furtos de motos no em comparação com o ano anterior. Nas motos com menos de 600 cilindradas, o total de roubos e furtos passou das 30 mil unidades.



Portal MX