Honda Jr Cup e Copa Pro Honda CBR 650R abrem disputas da temporada 2022 em grande estilo

Publicidade

A temporada 2022 do SuperBike Brasil teve início neste domingo (6/3), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). As corridas das categorias monomarca Honda foram atrações à parte no campeonato, considerado o principal da motovelocidade no país. O estreante Miguel Garcia surpreendeu e ganhou a prova da Honda Jr Cup. Já na Copa Pro Honda CBR 650R, o vencedor foi o atual campeão João Carneiro.  
 
Com 10 anos de trabalho totalmente dedicado aos novos talentos do esporte, a Honda Jr Cup abriu o dia com uma prova de tirar o fôlego. Murilo Gomes Silva largou da pole position e manteve a primeira posição durante boa parte da corrida, pressionado por Leo Marques. Miguel Garcia, em terceiro, e Heitor Ourinho, em quarto, acompanharam os ponteiros de perto.  
 
Quando faltavam apenas duas voltas para o final, Garcia conseguiu fazer uma dupla ultrapassagem e assumir a liderança, levando bandeira quadriculada com apenas nove milésimos de segundo de vantagem sobre Silva. Detalhe: foi a primeira vez que Garcia, de apenas oito anos, competiu em um autódromo.  
 
Foi bem legal, a Honda Jr Cup é uma categoria que eu sempre quis correr, foi um sonho realizado. Eu não achava que fosse chegar em primeiro, mas sim em quarto ou quinto, foi a primeira vez que andei em um autódromo. Vi que podia ganhar quando cheguei na reta”, conta o paulista, que apesar da pouca idade já tem experiência com motocicletas.

“Comecei a andar com moto a gasolina, sem rodinhas, com dois anos. Já andei de supermoto, em kartódromo. O meu pai me ensinou, ele que monta as minhas estratégias”, conclui Garcia. A Honda Jr Cup é direcionada a crianças e adolescentes entre oito e 16 anos, com a motocicleta CG 160 Titan.  

Já na Copa Pro Honda CBR 650R, João Carneiro mostrou que está preparado para defender o título. Depois de largar da pole position, ele abriu vantagem e manteve o primeiro posto até o final. “Estou muito contente pelos bons resultados, quero agradecer a minha equipe pelo trabalho. A corrida foi perfeita. Larguei da pole, consegui abrir vantagem já na primeira volta e terminei em primeiro. Agora vou continuar sempre treinando, com muito foco, sem deixar nada me abalar”, declara Carneiro, de 17 anos.

Outro destaque foi o piloto Mauricio Laranjeira, vencedor das subcategorias Master e Light. “Estava muito calor, com o sol ‘estalando’. O fim de semana foi perfeito: consegui o quarto lugar na geral e a primeira posição na Master e na Light. Agradeço a Honda, o SuperBike Brasil, os patrocinadores e a minha família, esse troféu é para todos eles também“, finaliza Laranjeira.

A Honda Jr Cup e a Copa Pro Honda CBR 650R têm o patrocínio da Honda e do Pro Honda.

Categoria SuperBike Pro – A SuperBike Pro, principal categoria do SuperBike Brasil, contou com dois pilotos apoiados pela Honda em ação. Rafael Paschoalin confimou a quarta colocação na bateria. Já o atual campeão Pedro Sampaio, depois de largar na frente, sofreu uma queda na terceira volta. Ele voltou em décimo na corrida, formada por 13 voltas e que também incluiu pilotos da classe SuperBike Evo, e finalizou na nona colocação da geral. Considerando apenas o desempenho dos competidores da Pro, ele confirmou o sétimo lugar.

As corridas da segunda etapa do SuperBike Brasil estão marcadas para o dia 24 de abril, novamente no Autódromo de Interlagos.   
 
1ª etapa do SuperBike Brasil 2022 
Local: Autódromo de Interlagos (SP) 
 
Resultados (três primeiros) 
 
SuperBike / Categoria SuperBike Pro 
1 – #44 – Guilherme Brito 
2 – #747 – Joelsu Mitiko 
3 – #53 – Leo Tamburro  
4 – #113 – Rafael Paschoalin  
7 – #28 – Pedro Sampaio   
 
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Pro 
1 – #14 – João Carneiro  
2 – #22 – Lucas Minato  
3 – #23 – Marcelo Simões “Bode”  
 
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Master 
1 – #29 – Mauricio Laranjeira  
2 – #40 – Michael Valtingojer 
3 – #17 – Ayres Filho 
 
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Light 
Treino classificatório final 
1 – #29 – Mauricio Laranjeira  
2 – #17 – Ayres Filho 
3 – #37 – Michael Alexandre “Tanga”  
 
Honda Jr Cup (motos Honda CG 160 Titan) 
1 – #96 – Miguel Garcia 
2 – #42 – Murilo Gomes Silva  
3 – #78 – Heitor Ourinho 



Portal MX